AllEasy

Segurança de TI para Educação

Qual a importância da Segurança da Informação para Escolas?

Muitos ataques cibernéticos às instituições de ensino e escolas já foram noticiados pelo mundo e se tornaram notoriedade na mídia.

Infelizmente, as ameaças virtuais dos mais variados tipos, como os ransomwares e pessoas más intencionadas, direcionaram suas atenções a este segmento, causando grandes danos a infraestrutura de TI – como o roubo de informações confidenciais – e também manchando a imagem de diversas instituições.

Por este motivo, o tema “Segurança da Informação para Escolas” tem ganhado cada vez maior importânica para o segmento,

Diversos profissionais pensam que cuidar da Segurança da Informação para Escolas é similar a garantir a proteção de dados para empresas, mas não é bem assim. As escolas e instituições de ensino possuem necessidades diferentes, e por isso, o cuidado com os dados deve ser ainda maior.

No mercado educacional, as infraestruturas de Tecnologia da Informação costumam ter mais complexidade, serem mais distribuídas, com ambientes e funções diferentes que precisam estar seguras e disponíveis para usuários em específico.

Por exemplo, há áreas administrativas em uma escola que não deve ser acessada por docentes e alunos, enquanto materiais de aulas e provas não devem ser acessadas por funcionários do financeiros e etc.

E com essa premissa, a Segurança da Informação nas escolas começou a ganhar grande destaque, com soluções que foram criadas e aplicadas em instituições de ensino de variados portes.

Mas afinal, mesmo com todo esse cenário de proteção atual, qual a importância da Segurança da Informação para Escolas? Confira no artigo de hoje!

Qual o problema principal?

Podemos dizer que o problema maior das escolas, em questão do seu ambiente de rede, são os laboratórios. A maioria das vezes os ataques à infraestrutura partem dos usuários internos, intencionalmente ou não.

Os alunos acabam tomando para si o desafio de invadir a rede para conseguir informações, explorar brechas ou modificar coisas para benefício próprio enquanto funcionários podem vazar informações financeiras, de fornecedores importantes por desconhecerem a Política de Informação vigente na escola ou por má fé.

E agora com a tecnologia mobile em alta é esperado que o risco de danos em ferramentas de sistema aumente a alteração e/ou vazamento de dados confidenciais nas instituições, como históricos de alunos, resultados de pesquisas e provas, informações administrativas e diversas outros dados acadêmicos de importância.

Visto essa problemática, se faz necessário criar uma estratégia que permita o acesso do usuário correto, mas também garantindo a segurança, impedindo que qualquer tipo de malware seja instalado ou que as ferramentas de grande utilidade sistêmica sejam inutilizadas ou desligadas sem autorização.

Outro desafio é o número de pessoas conectadas simultaneamente em uma rede, o que necessita de um cuidado maior em questão do gerenciamento, entregando o acesso necessário ao tipo de informação tratada pelo usuário, sem perder o foco dos outros dados que circulam na rede.

Atenção redobrada no ambiente de rede

As escolas costumam “pecar” neste tipo de assunto. Os ambientes de rede acabam se misturando em um único diretório, deixando que a má configuração de acesso de algum usuário consiga pôr em risco todos os dados e estruturas vigentes na instituição.

Muitas vezes os próprios sistemas acabam ficando desatualizados, sem manutenções periódicas que são necessárias, o que resulta num ambiente suscetível a intrusões e mais vulnerável a ameaças virtuais.

O ideal é que essa estrutura de rede tenha diretórios que tornem a divisão das redes isoladas, adaptando-se assim a necessidade da escola e deixando que a segurança da informação fique ativa (desde o controle de usuário até a Política de Segurança da Informação), com o merecimento da atenção de acordo com a criticidade dos dados.

A manutenção dos equipamentos deve ser constante e, em questão dos sistemas, precisam ser intensas e contínuas. Mesmo em ambientes separados, o ambiente administrativo tanto quanto o acadêmico, precisam de investimentos significativos em segurança, incluindo eventos de sistema, monitoramento de dados, firewall, antivírus e outras soluções disponíveis para atender a demanda do mercado.

Como garantir a melhor solução de Segurança da Informação para Escolas?

A garantia da Segurança da Informação no setor educacional tem a premissa do investimento no tripé: tecnologia, pessoas e processos.

A tecnologia é importante para que tudo funcione dentro dos conformes, mas não impede que todas as ameaças sejam bloqueadas com sucesso. As pessoas são importantes para manter os sistemas em atividade, mas sem conhecimento da tecnologia, não conseguirão manter os ambientes seguros.

Os processos são importantes para que a tecnologia e as pessoas possam atuar em sintonia, mas se eles não forem seguidos, não tem como esperar que a tecnologia funcione.

Por isso é importante que as Políticas estejam disponíveis para serem utilizadas, as pessoas devidamente instruídas para utilizar a tecnologia e ela, por si só, deverá ter suas atualizações constantes e devidamente configuradas para poder apoiar todos os processos.

Acima de tudo, o envolvimento das pessoas é essencial para o bom funcionamento de um sistema de segurança, é preciso adotar práticas de conscientização para o uso das informações que a organização trata.

E para você, qual a importância da Segurança da Informação nas escolas? Deixe seu comentário, participe e contribua com o tema!

A AllEasy desenvolveu um e-book para falar mais sobre a importância da Segurança da Informação para Escolas e outras Instituições de Ensino. Aproveite e faça o download gratuitamente. Clique aqui

Sua escola precisa de mais Segurança para garantir a saúde das informações? Fale com a equipe de consultores da AllEasy quando quiser. Solicite um contato.

Matérias relacionadas