O que é um SOC (Security Operations Center)?

blog_O que é um SOC?

Se você ainda não sabe o que Security Operations Center, chamado também de SOC, é importante prestar bem atenção! Neste artigo, entenda o que é um SOC.

O que oferecem, descubra por que muitas organizações consideram este serviço um recurso valioso para a continuidade dos negócios e para a garantia de Segurança da Informação.

Quantas soluções e processos a sua empresa utiliza para garantir que a Segurança das Informações sejam geridas de forma eficiente? Grande parte das empresas ainda enfrentam desafios para encontrar a melhor forma de gerenciar os recursos e processos de segurança e sofrem com perdas, mesmo depois de terem investido em softwares, soluções e recursos humanos.

A grande questão é que para garantir a segurança nos ativos da informação e sua infraestrutura é preciso administrar uma enorme área, com grande variedade e complexidade de equipamentos e sistemas de segurança.

E o ideal é integrar e centralizar a gestão de antivírus, firewalls, sistemas de proteção contra-ataques persistentes (APT), controle de acessos remotos (como VPN), SIEM, entre outros. Essas soluções e processos oferecem funcionalidades e atendem a necessidades diferentes e, muitas vezes, são administrados em diversos pontos da organização.

O que é um SOC?

Um SOC (Security Operations Center) é uma área criada para centralizar os serviços específicos de Segurança da Informação, incluindo pessoas, processos e tecnologia. Podemos considerar esta área como um ponto central em que diversas funções de Segurança da Informação podem ser implantadas conforme as necessidades operacionais da empresa.

Geralmente é composta por uma equipe de especialistas em Segurança de TI altamente qualificada, cuja missão é monitorar continuamente a segurança das informações de uma empresa.

De maneira geral, o objetivo de uma equipe de SOC é prevenir, detectar, analisar, responder e monitorar os incidentes de cibersegurança, munidos de uma combinação de soluções tecnológicas específicas e um conjunto de processos bem definidos.

 

Como atua um SOC?

A quantidade de colaboradores e tamanho da estrutura pode variar de acordo com as necessidades de cada negócio, e vão desde pequenas operações de uma única pessoa até grandes centros de segurança de recursos dotados por uma equipe robusta de profissionais dedicados.

O principal trabalho de um SOC é monitorar continuamente redes e sistemas host para vulnerabilidades, intrusões ou sinais de atividade anômala e implantar a resposta apropriada de forma expedita.

A adoção de um SOC deve estar alinhada com as necessidades específicas do negócio, considerando que o planejamento e atuação estará sempre relacionada, direta ou indiretamente, com os interesses estratégicos da camada de negócios.

Os profissionais que atuam no SOC possuem, entre outras atribuições, a missão de realizar o monitoramento e análises das atividades dos ativos relacionados à segurança da informação, buscando atividades anômalas que possam ser indicativas de um incidente ou comprometimento de Segurança de TI.

O SOC é responsável por garantir que os possíveis incidentes sejam corretamente identificados, analisados, tratados, investigados e relatados. Ao invés de ser focado no desenvolvimento de estratégia de segurança, projetar a arquitetura de segurança, ou na implementação de medidas de proteção, uma equipe SOC é responsável pelas ações operacionais de segurança da informação da empresa.

Um SOC tradicional continuamente coleta e analisa dados relevantes para segurança de inúmeras fontes, incluindo detecção de intrusão e sistemas de prevenção, ferramentas de segurança baseadas em host e firewalls de rede.

 

Quais os benefícios de contar com um SOC?

O principal benefício de contar com um SOC é a melhoria da detecção e tratativa de incidentes de Segurança da Informação por meio do monitoramento e análise da atividade contínua de dados.

Ao analisar as atividades existentes nos processos e fluxos de Segurança de TI de uma organização que contém de redes, terminais, servidores e bancos de dados, as equipes SOC atuam para garantir a detecção preventiva e antecipada de incidentes e sugestionar a respostas mais adequadas para cada cenário.

Contar com o monitoramento 24/7 fornecido por um SOC oferece às organizações uma vantagem para se defender contra incidentes e invasões, independentemente da origem, hora do dia, ou tipo de ataque.

Entre outros benefícios de um Security Operations Center, podemos acrescentar a redução de riscos, o controle proativo e contínuo de ameaças, as respostas otimizadas a ataques cibernéticos, Integração de sistemas de segurança com outras ferramentas, além do suporte para a realização de auditorias, entre outros.

Você sabia que a AllEasy possui um SOC?

Sim, a AllEasy pode ajudar você a contar com um serviço especializado de SOC, que garantirá a centralização da gestão da Segurança da Informação, o monitoramento contínuo e resposta inteligente a incidentes e ameaças.

Acesse a nossa página do website, conheça mais sobre o serviço e solicite um contato.

Compartilhe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *