AllEasy

Segurança em Cloud Computing

CASB: A solução para a segurança da sua nuvem

O CASB é um software utilizado para garantir a segurança de informações corporativas em um sistema na nuvem. Esta solução assegura que o tráfego de rede entre os dispositivos e o provedor cloud esteja em conformidade com as políticas de segurança da organização.

Com o crescimento das aplicações em nuvem cresce também uma preocupação: meus dados ficarão seguros? Esse é um questionamento pertinente e que realmente precisa ser feito. A solução em segurança da informação para deixar você e sua empresa tranquilos pode estar no CASB.

A sigla, que significa Cloud Access Security Broker ou, em português, Corretor de Segurança de Acesso à Nuvem, diz respeito a uma ferramenta de segurança desenhada para esse tipo de tecnologia. Ficou curioso? Leia e descubra por que o CASB pode ser a solução de segurança ideal para sua nuvem!

O que é o Cloud Access Security Broker

O CASB é um software de segurança da informação que realiza o controle do tráfego na internet em um sistema de nuvem. Ele fica entre a rede da empresa e o provedor de nuvem e funciona como uma barreira. Assim, o sistema dá à empresa a possibilidade de estender suas políticas de segurança para além da própria rede.

Com o CASB, uma organização consegue garantir que o tráfego entre seus dispositivos e o provedor de nuvem esteja em conformidade com as políticas de segurança. Ele é capaz de identificar aplicações que estão sendo utilizadas e levantar informações sobre elas e sobre o comportamento dos usuários.

Principais funcionalidades de CASB

Os CASBs identificam aplicativos e usuários de alto risco e podem impor uma série de controles de acesso, como criptografia e a criação e perfis de dispositivos. Conheça 4 mecanismos usados pelo CASB para garantir a segurança na nuvem!

Autenticação de aplicativos

Por meio da autenticação, é possível identificar quais aplicativos em nuvem estão sendo usados e executar controle de acessos, criptografia de dados, determinação de códigos de acesso e outras funções.

Funções integradas ao DLP

O DLP (Data Loss Protection) atua para prevenir o vazamento de informações. É possível integrar DLP e CASB e alavancar as políticas configuradas localmente para o DLP, aplicando-as também nos serviços de nuvem.

Sign on

É a funcionalidade que atua no controle de identidade dos usuários e do acesso deles a determinados aplicativos. O sign on também permite a administração de tablets, smartphones e computadores, entre outras funções.

Mapeamento de credenciais

É usado para identificar possíveis violações de identidade, falsificações e duplicidade por meio de uma varredura das credenciais existentes.

Os benefícios do CASB

Uma previsão do Gartner, uma das mais respeitadas consultorias em TI do mundo, indica que 85% dos negócios usarão um produto de CASB para seus serviços na nuvem até 2020. E por que um número tão alto? Porque essa pode ser a melhor solução para segurança em nuvem. Confira alguns benefícios oferecidos.

Proteção contra ameaças

Vírus e malwares divulgados por meio de links maliciosos podem ser encontrados e eliminados com essa ferramenta.

Análise e monitoramento de dados já existentes

As informações já existentes antes da incorporação do CASB também ficarão disponíveis no sistema e serão agregadas ao banco de dados.

Ações corretivas em tempo real

Qualquer ameaça existente nos aplicativos de nuvem é tratada em tempo real pelo CASB, que faz a correção e fornece relatórios de segurança para evidenciar as vulnerabilidades.

Gerenciamento de dispositivos

Todos os dispositivos da empresa, sejam eles fixos ou móveis, podem ser monitorados com a ferramenta. Assim, a equipe de TI pode gerenciar todos os setores e todo o tráfego feito na rede da empresa.

Caso um funcionário leve um dispositivo para casa e ele volta infectado, é possível identitificar a ameaça assim que este dispositivo se conectar à rede da empresa.

Solução recomendada

A nossa recomendação é a solução oferecida pela Skyhigh, que foi a pioneira do mercado no fornecimento de CASB. Recentemente, ela foi adquirida pela McAfee e passou a ser chamada de CASB McAfee Skyhigh. Entre as funções, estão:

  • Aplicação de políticas unificadas a todos os serviços em nuvem;
  • Registro dos serviços de nuvem com uma classificação de risco;
  • Análise do comportamento do usuário para criar um modelo de autoaprendizagem e identificar padrões de atividade indicativos de ameaças;
  • Detecção de malware;
  • Análise de usuários privilegiados para identificar excesso de permissões;
  • Remoção de serviços de nuvem que violem as políticas da empresa;
  • Encriptação de dados.

Com esta união de dois líderes do mercado, é uma das melhores soluções disponíveis. O CASB McAffe consegue envolver os três principais pontos da segurança em ambientes de nuvem, que são a visibilidade, a proteção contra ameaças e a proteção de dados.

E para guiar seu negócio na implementação e no uso de uma ferramenta CASB, você pode contar com a assessoria e expertise da AllEasy. Entre em contato conosco para saber mais!

Matérias relacionadas