AllEasy

Segurança de Endpoints

Segurança de endpoints: proteja ainda mais a sua empresa

A proteção dos vários dispositivos da empresa se torna ainda mais desafiante em tempos de smartphones, tablets e laptops que entram e saem das dependências do negócio. Não por acaso, a segurança de endpoints é um assunto em pauta e merece a sua atenção.

Ao proteger os Endpoints da sua empresa, você reduzirá a vulnerabilidade da empresa e trará ainda mais segurança para seus dados e ativos. Veja, a seguir, um pouco mais sobre o assunto!

O que é segurança de Endpoints?

Um Endpoint pode ser qualquer dispositivo que participe de um protocolo de comunicação, como um modem, um computador ou impressora. Em TI, esse termo geralmente é usado para identificar os dispositivos que se conectam à rede da empresa.

Nesse contexto, a proteção de endpoints é composta por ferramentas de detecção e resposta a ameaças e tem o objetivo de impedir que dispositivos vulneráveis sejam atacados e comprometam a rede da empresa.

Antivírus são muito importantes, mas não conseguem impedir ataques e ameaças sozinhos. As ferramentas de proteção de endpoints vão além de encontrar vírus — elas fazem um monitoramento em tempo real do dispositivo para detectar ataques, phishing, ransomwares, roubo de dados e outras ameaças.

Quais os benefícios da segurança de Endpoints para sua empresa?

Com o crescimento da mobilidade e de dispositivos diversos para o trabalho, como garantir que todos eles estejam dentro dos padrões de segurança? A resposta está na proteção de Endpoints. Veja alguns benefícios dessa tecnologia!

Controle da atividade na rede

Com a proteção de endpoints, você terá controle sobre cada dispositivo ou usuário que acessa a rede. Tentativas de acesso por pessoas ou computadores não autorizados serão bloqueadas, dando mais segurança para sua infraestrutura. Até mesmo pendrives utilizados podem ser verificados e monitorados para que nenhuma transferência de dados passe despercebida.

Verificação de aplicativos e softwares

Aplicativos em celulares ou softwares piratas e desatualizados também podem ser fontes de ameaças. Ao adotar a proteção de endpoints, você garante maior controle sobre os apps e programas instalados em cada dispositivo e pode reduzir os riscos ligados a eles.

Proteção contra vazamento de dados

Segundo uma pesquisa da Kapersky, o número de ataques direcionados a empresas cresceu 8% no setor industrial em 2017. Já um relatório da Symantec mostrou que o número de ataques a pequenas empresas (até 250 funcionários) mais do que dobrou em um período de 5 anos entre 2011 e 2015.

Isso significa que os negócios, independentemente do seu tamanho, são cada vez mais visados por criminosos na busca por dados e informações. Por isso, a proteção contra vazamento e roubo de dados oferecida pelas ferramentas de proteção de endpoints já é indispensável.

Quais as melhores práticas segurança de Endpoints?

Veja alguns passos para otimizar a segurança de endpoints na sua empresa!

Estrutura flexível e escalonável

Ao longo do tempo, será preciso adicionar novas camadas de proteção e se atualizar para combater novas ameaças que surgem diariamente, além de adequar a proteção ao tamanho da empresa caso ela cresça. Por isso, estruture a proteção de endpoints de maneira que ela seja flexível e escalonável.

Facilidade de acesso às ferramentas de detecção e resposta

Com que facilidade seus analistas conseguem usar as ferramentas de detecção de ameaças? Qual é o tempo de resposta que eles precisam em caso de um ataque? Para proteger os endpoints, faça com que os recursos de detecção e resposta estejam integrados à rotina da sua equipe e possam ser amplamente utilizados por eles.

Definição de políticas de segurança para Endpoints

Com o auxílio de soluções de proteção de Endpoints, os administradores conseguem definir políticas de segurança para os dispositivos. Elas devem ser alinhadas com a política de segurança da empresa e podem ser usadas, por exemplo, para impedir ações indevidas do usuário (como a cópia de arquivos) e acessos não autorizados ao Endpoint.

Soluções de segurança de Endpoints

Por fim, a aquisição de ferramentas profissionais especializadas em controle de Endpoints é um ponto importante para empresas que querem proteger ainda mais seus dados, informações e ativos. Como exemplo, a McAfee conta com uma excelente solução de segurança de endpoints que pode ser adotada pela sua empresa.

Os endpoints são, potencialmente, uma porta de entrada para vírus, malwares, ransomwares e outros ataques. Felizmente, com a proteção de endpoints essas ameaças podem ser minimizadas e a empresa fica mais protegida.

Quer saber mais sobre as soluções disponíveis? Entre em contato e conheça!

Matérias relacionadas