Segurança Mobile: uma preocupação para empresas modernas

segurança mobile

Em uma época que estamos conectados o tempo inteiro, a segurança mobile não pode ser esquecida. Entenda mais sobre o assunto e crie políticas que garantam a segurança da informação na sua empresa.

O uso de dispositivos móveis, tanto pessoais quanto corporativos, é praticamente inevitável na maioria das empresas. Em muitos casos, eles são essenciais para dar mais liberdade e aumentar a produtividade da equipe. Por isso, a segurança mobile é um assunto em pauta e que recebe cada vez mais atenção na atualidade.

Com o crescimento do uso de celulares, tablets e laptops que não ficam restritos ao ambiente e à rede da empresa, crescem também as ameaças. Afinal, por que é importante pensar na segurança mobile e como fazer isso? Continue lendo e descubra!

BYOD e o crescimento do uso de dispositivos móveis nas empresas

O Bring Your Own Device (BYOD), que traduzindo para o português significa: traga seu próprio dispositivo, provavelmente está em prática na sua empresa mesmo que você ainda não tenha se dado conta disso. Em uma era onde todos estão conectados o tempo inteiro, é comum que os colaboradores queiram ou precisem acessar seus e-mails, plataformas de trabalho e dados corporativos de qualquer lugar e a qualquer momento.

Com isso, os colaboradores acabam usando os próprios dispositivos ou carregando os celulares e laptops da empresa quando viajam ou mesmo quando encerram o expediente. Em vez de ter uma estação fixa de trabalho, o mais comum agora é que as pessoas trabalhem e se comuniquem através de dispositivos variados.

Os números confirmam essa tendência. Entre os decisores de TI que responderam a uma pesquisa, 69% aprovam o uso de dispositivos móveis pessoais no ambiente de trabalho para economizar tempo dos funcionários. Das empresas pesquisadas, 87% confiam em seus funcionários usando dispositivos pessoais para acessar aplicativos corporativos.

A mobilidade pode ser muito vantajosa, mas também traz a necessidade de pensar em segurança da informação para essa nova realidade.

A importância da gestão da segurança da informação na era mobile

Se cada um pode carregar seus dispositivos — e os dados corporativos contidos neles — para todo lugar, como fica a segurança da informação? Será que os dispositivos pessoais usados para o trabalho estão devidamente protegidos contra ameaças? Para assegurar uso adequado dos dispositivos, é necessário uma política de segurança mobile.

Ameaças como phishing, vírus e malwares também podem atingir os dispositivos móveis. As falhas na gestão de segurança mobile podem levar a vazamento e perda de dados, espionagem, uso de aplicativos não autorizados e outros problemas. Gerenciar esses dispositivos é um desafio que precisa ser enfrentado pelas organizações.

Como garantir a segurança mobile na sua empresa?

Como sempre, a segurança da informação passa também pela conscientização dos usuários. Veja esta e outras ações que você e sua equipe de TI podem tomar para aumentar a segurança mobile na sua empresa:

Educação de usuários

O primeiro passo é sempre educar os usuários sobre a forma correta de usar as tecnologias. Em relação aos dispositivos móveis, eles devem aprender sobre as principais ameaças, os riscos de usar aplicativos não autorizados pela empresa, os perigos de compartilhar dados corporativos com terceiros e assim por diante.

Proteção de dispositivos

Muita gente ainda não se preocupa com isso, mas os dispositivos móveis também precisam de proteção, já que vírus, malwares e outras ameaças também podem chegar a eles. O uso de uma solução de segurança, um antivírus, vai proteger o dispositivo contra a maior parte dessas ameaças.

Gerenciamento centralizado de segurança

O gerenciamento centralizado permite que múltiplos dispositivos sejam controlados e configurados ao mesmo tempo. Ao aplicar a centralização da segurança no campo mobile, você poderá habilitar ou restringir aplicativos, definir políticas de segurança e privacidade, autenticar acesso etc. Você terá uma visão completa de todos os dispositivos em uso a partir de um único lugar.

Soluções e tecnologias adequadas

É claro que o trabalho de melhorar a segurança mobile na sua empresa ficará muito mais fácil e eficiente se soluções adequadas para isso estiverem disponíveis.

Contar com um parceiro de tecnologia que tenha acesso ao mercado e ofereça as melhores soluções é importante para garantir um gerenciamento centralizado e assegurar que todos os dispositivos móveis estejam com o mesmo nível de segurança.

Como vimos, o uso de dispositivos móveis é uma realidade e pode trazer grandes benefícios, desde que utilizados com segurança. A conscientização da equipe, a proteção dos dispositivos e o uso das tecnologias certas, deixará a sua empresa mais tranquila em relação à segurança mobile.

E você, concorda que a segurança mobile é tema relevante para as empresas na era digital? Compartilhe o texto nas suas redes sociais e divida as dicas com seus amigos e colegas de trabalho!

Compartilhe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *