Transformação Digital: A sua empresa está preparada?

transformação digital

O que é Transformação Digital de TI

Talvez você possa entender muito bem sobre transformação e esteja bem atento ao conceito “digital”. Mas será que a sua organização está no caminho da Transformação Digital?

Transformar-se digitalmente faz parte, inicialmente, de um valor adotado pelas organizações que prezam por competitividade a longo prazo e a superação dos anseios dos clientes.

A transformação digital deve fazer parte dos processos da organização. É uma postura adotada pela liderança que é compartilhada para todos da equipe. Só assim temos um caminho efetivo para a transformação digital.

Com a transformação digital, a estratégia e a gestão do negócio são inerentemente inovadoras. Um esforço contínuo que afasta a liderança de qualquer zona de conforto.

Clientes e colaboradores admiram empresas transformadas digitalmente e, quem consegue assim se posicionar, chama atenção de todo o seu ecossistema de negócios.

De acordo com o Gartner, as empresas devem passar por 4 etapas no processo de Transformação Digital:

  • Explore as parcerias

Nos dias atuais, o posicionamento de quem compartilha sempre é mais assertivo. Você ou sua equipe não precisa sozinho resolver todas as pendências. Abra espaço para a troca, as soluções no mundo digital são exponencialmente rápidas, caso você esteja disposto a ser aberto. Troque ideias e exponha-se: o mundo hoje é bem mais acessível com a possibilidade de encontros virtuais. Conte e escute experiências, procure instituições de apoio, converse com jovens, estreite laços com universidades, apoie novas causas e frequente ambientes coletivos de negócio. Se possível, escolha pertencer ou estar presente em um cluster de inovação – seja ativo neste novo ecossistema e esteja próximo de outras pessoas jurídicas, seus concorrentes e fornecedores, além das empresas que você admira.

  • Planeje a TI

Muitas companhias relacionam transformação digital unicamente com a TI, isto é insuficiente. Porém, olhos abertos às inúmeras possibilidades de uma TI estratégica, alinhada aos objetivos de negócio, conduzidas por profissionais gabaritados e integrados ao conceito da transformação digital. Os clientes entusiasmam por soluções de TI eficientes e fáceis de utilizar. Não perca a oportunidade de encantar seu público – seja ele interno (colaborador) ou externo (cliente). Além disso, seu negócio deve oferecer uma incrível experiência na web; a área de tecnologia da informação sempre pode lhe ajudar!

  • Entregue valor

Se sua empresa está dando certo agora, não pense que isto se manterá para sempre. A atenção quanto a entrega de valor deve ser constante. Você sabe o que faz sentido para os seus públicos? Você sabe qual dor / dificuldade eles esperam que você sane? Seu cliente paga por soluções personalizadas que atendem e superem suas expectativas. Supere o seu próprio potencial de oferecer soluções, entregue o que será valorizado e seja parceiro de seu stakeholder.

  • Evolua a arquitetura do negócio

As possibilidades tecnológicas vão avançar cada vez mais, você deve digitalizar os processos, pensar de maneira inovadora, integrar equipe e diminuir barreiras, mas acima de tudo criar uma cultura digital. Com este mindset digital, seu negócio terá arcabouço para continuar a crescer.

Por isto, o nome “arquitetura”: seu alicerce estará relevante o suficiente para que o empreendimento cresça. Pense em uma TI desafogada, uma experiência positiva em toda presença na web, um banco de dados eficaz e de fácil acesso, o entrosamento entre o que é off e online de maneira imperceptível e um pensamento estratégico global com ações regionais assertivas.

Estágios da Transformação Digital – Em qual a sua empresa está?

Sim! Há fases neste caminho da transformação digital. Reconheça seu momento e introduza práticas de mudança para avançar para o próximo passo:

1 – Business al usual (o arroz com feijão do almoço brasileiro)

Sua empresa está indo muito bem, carteira de clientes fixos, ticket médio relevante, faturamento medido e controlado entre outros padrões. Este retrato da realidade das empresas consideradas bem-sucedidas é insuficiente para uma transformação digital.

2 – Present and Active (antenas ligadas)

Ligaram o alerta para a transformação digital e constam com alguns agentes de mudança, conversam sobre inovação e preocupam-se com a TI e digitalização dos processos. A percepção é que saúde financeira e rotina empresarial são insuficientes para os novos consumidores.

3 – Formalized (formalizado)

Os planos estratégicos e os sonhos por inovação saem do papel. Investimentos começam a ser realizados: gente nova na equipe, novas tecnologias, reposicionamentos na gestão e uma nova cultura começa a ser estabelecida.

4 -Strategic (estratégico)

A equipe inteira é integrada e percebe a transformação digital como valor da companhia. Há uma contestação que resulta em melhorias de processos, experiências surpreendentes, colaboração entre os membros, estímulo à criatividade e nada mais é exclusivamente off.

5 – Converged

Aqui o core-business da organização é digital. O que partiu da liderança está na ponta de acesso ao cliente. Processos unificados, equipe inteira integrada ao digital, infraestrutura digital robusta, eficaz e fácil, além é claro de esteticamente afinada à organização.

6 – Innovate and Adaptive

Aqui a empresa passou por seu trajeto e hoje o digital é uma realidade. Não se faz mais sentido falar em transformação. A mudança como constância não assusta mais, o digital é condição para o trabalho das equipes, a integração é o dia a dia e o foco agora é inovar.

Benefícios da Transformação Digital para sua empresa

Atendimento de excelência

Seus clientes estão na rede ou melhor eles navegam com precisão pelos dispositivos móveis. Companhias alinhadas ao digital conversam diretamente com seus clientes através da sua presença online, principalmente pelos celulares.

Com a transformação digital, disparadamente, temos uma oportunidade de relacionamento na web. Sites, redes sociais, aplicativos e outros serviços são canais de comunicação instantânea. Sai na frente quem ainda vende ou resolve conflitos pela web, aproveitando assim a oportunidade da cloud computing. Celebre a chance de fechar um novo contrato independente do horário e do lugar.

Segurança das informações

Quem nunca perdeu o contato de um prospect importante e que seria extremamente viável retomar a negociação? Se a empresa já passou por uma transformação digital, este arquivo tem muita chance de ser resgatado, com detalhes de informações.

O resultado de um trabalho quando deixa de ser restritamente manual e passa a ser digitalizado poupa os frequentes atos falhos e erros humanos. Quando isto está nas nuvens, temos ainda mais segurança para a retomada desta informação. Assim, há mais assertividade na abordagem pela segurança quanto aos dados.

Assim, o fluxo de trabalho torna-se mais célere e com certeza há menos retrabalho. Eficiência em cada abordagem e tomadas de decisão baseadas em dados, ou seja, a empresa assume de vez o potencial do Business Intelligence.

Vantagem competitiva

A transformação digital é o caminho das empresas mais bem-sucedidas. Não há tempo para apegos em atividades analógicas ou romantismo ao passado.

As novas gerações imersas no digital nem chegarão a reconhecer outra via de relacionar, trabalhar e muito menos fechar um negócio. A valorização de uma instituição baseia-se na agilidade e eficiência no cenário digital.

A transformação digital trará mais transparência e legitimidade aos seus negócios, o que sempre encanta os clientes.

Um desafio sempre estimula o empreendedor a manter-se competitivo.  Sinta-se desafiado a transformar digitalmente seu negócio, tenha os olhos no futuro e comece agora.

A sua empresa já iniciou a jornada para a transformação digital?

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