AllEasy

Segurança de TI para Educação

Segurança dos dados escolares: pais e alunos mais protegidos

Uma instituição de ensino que não cuida da segurança dos dados escolares pode correr grande perigo e colocar as informações de pais e alunos em risco.

Você já parou para pensar na quantidade de dados que a sua instituição de ensino coleta, armazena e processa todos os dias? As medidas de segurança dos dados escolares visam garantir que informações financeiras, dados pessoais dos alunos e pais, registros de notas e desempenhos sejam mantidos seguros e confiáveis.

Se uma instituição de ensino não se preocupa com esse assunto, está sujeita a perder informações, ter seus dados acessados por pessoas não autorizadas, vazar informações dos pais e alunos etc. Com certeza, nada disso vai fazer bem para a imagem da sua escola. Portanto, é hora de pensar na segurança dos dados escolares de alunos e pais. Vamos lá?

Quais ameaças podem rondar os dados dos seus alunos?

Os dados dos alunos são informações sensíveis por tratarem de menores de idade. Nome, endereço, telefone, notas, frequência, histórico disciplinar, atendimentos psicopedagógicos e assim por diante. Imagine se essas informações caírem em mãos erradas. O que poderia acontecer?

Outra grande ameaça é o risco de perder todo o histórico dos alunos.

Se não existem formas de backup, a falha em um HD ou servidor pode comprometer os dados e causar muitos transtornos. As perdas podem ser causadas de maneira intencional, por funcionários ou pelos próprios alunos, ou até sem intenção, como deletando arquivos sem perceber. Até mesmo desastres como enchentes ou incêndios podem comprometer as informações armazenadas pela escola.

Em qualquer dos casos, o estrago pode ser grande. Episódios como o do estudante de 16 anos que hackeou o sistema da escola para mudar as suas notas mostram que a segurança dos dados escolares é indispensável e que muitas instituições estão vulneráveis.

Por que proteger também os dados dos pais dos alunos?

Não apenas os dados das crianças e adolescentes são confidenciais. Os pais também repassam várias informações sensíveis aos colégios. Contas bancárias, CPF, endereço residencial e comercial, documentos de identidade e até dados sobre Renda podem estar nas mãos das escolas.

Portanto, os dados dos pais são igualmente importantes e podem também causar prejuízo e danos à imagem da instituição, se forem perdidos ou roubados. O melhor caminho é investir na prevenção para aumentar a segurança.

Como tratar a segurança dos dados nas escolas?

Se a sua instituição quer aumentar a segurança dos dados escolares, pode começar observando essas três medidas: backup, controle de acesso e proteção contra ameaças e invasões.

Backup de dados

Ter o backup de absolutamente todos os dados é primordial. Mesmo que o orçamento seja limitado, é importante ter pelo menos duas cópias em HDs ou servidores diferentes.

A solução mais recomendada atualmente é utilizar serviços de nuvem que garantem proteção mais confiável.

Controle de acesso

Como é feito o controle de acesso aos computadores, à rede e aos arquivos da escola? A recomendação é que cada funcionário tenha sua senha pessoal e não compartilhe com ninguém.

Cada funcionário terá autorização para acessar apenas os dados que são necessários para as suas atividades. Todos os arquivos precisam ser classificados em termos de confidencialidade e protegidos contra acessos não autorizados.

Proteção contra ameaças e invasões

Outro ponto fundamental é proteger os dispositivos da empresa contra ameaças como vírus, malware, ransomware, phishing etc. Essas ameaças podem chegar, por exemplo, por e-mail ou por arquivos baixados da internet.

Soluções como firewall, proteção de endpoints e antivírus podem ser usadas. Se você ainda não tem certeza sobre o que é necessário na sua instituição, o ideal é fazer uma análise de vulnerabilidades antes de escolher as ações a serem tomadas.

Fale com uma consultoria para aumentar a segurança dos dados escolares na sua instituição

Agora que você está mais consciente sobre os riscos aos quais os dados de pais e alunos estão expostos, pode estar pensando em como e por onde começar um trabalho para garantir a segurança nas escolas. A análise de vulnerabilidades é um bom primeiro passo e uma consultoria especializada em segurança da informação pode ajudar a sua escola a escolher o melhor caminho.

Como vimos, os dados dos alunos e dos pais devem ser protegidos contra perdas, ataques, vazamentos e outras ameaças. Pode-se fazer uma análise de vulnerabilidades para entender onde a segurança dos dados escolares precisa ser otimizada.

Em seguida, a instituição pode escolher as melhores soluções para seu ambiente com assessoria especializada. Você precisa de ajuda? Entre em contato com a gente agora mesmo!

Matérias relacionadas