AllEasy

Hunting de TI

Hunting de profissionais de TI: 5 dicas para atrair talentos

Nossa economia está se tornando cada vez mais dependente da tecnologia. Seja qual for o trabalho que uma empresa faz, há muito pouco que não seja afetado de alguma forma pela TI. Por isso, a seleção e retenção de talentos nessa área é cada vez mais essencial.

Fazer o hunting de profissionais de TI pode ser uma luta. Desde encontrar os talentos até convencer os profissionais a trabalhar para a empresa, a estrada está cheia de solavancos e curvas.

Algumas das chaves para tornar isso mais fácil são fazer as perguntas certas aos candidatos, oferecer entender suas necessidades e utilizar o hunting de profissionais de TI.

Mas para que você tenha uma ideia melhor do que fazer na hora de selecionar profissionais de TI, abaixo compartilhamos as principais dicas para atrair talentos! Acompanhe conosco:

1. Entenda suas necessidades

Proprietários de negócios bem-sucedidos preveem problemas e os minimizam antes mesmo de ocorrerem. O planejamento estratégico é essencial para todos os componentes dos negócios modernos, e o hunting de profissionais de TI não é exceção.

Não é suficiente agir de acordo com suas necessidades atuais. Você precisa antecipar desafios anos ou mesmo décadas antes do tempo. Antes de começar a recrutar profissionais de TI, considere o que sua empresa precisará para ter sucesso daqui a cinco anos.

Quais características e habilidades ajudarão você a alcançar seus objetivos? Depois de conhecer essas respostas, você poderá restringir sua pesquisa para encontrar os profissionais certos.

2. Networking e hunting de profissionais de TI

Profissionais talentosos não o abordam do nada — você precisa procurá-los ativamente. Esse processo se torna difícil quando você não sabe onde esses profissionais se reúnem. É necessária uma estratégia de networking detalhada para recrutar profissionais de TI de forma eficaz.

Participe da reuniões da empresa local e feiras de carreira regularmente, mas não limite sua pesquisa a eventos físicos. Explore o LinkedIn e outros sites voltados para profissionais para ter uma noção do mercado de trabalho. Gaste tempo suficiente nesses espaços e você poderá encontrar o que procura.

3. Não valorize apenas as qualificações

As qualificações são importantes, mas não devem ser o fim de todos os seus esforços de contratação. A tecnologia mudará drasticamente ao longo de um período de cinco anos e os profissionais de TI de hoje precisarão se adaptar para acompanhar as mudanças.

Os autodidatas — aqueles que aprendem e desenvolvem suas habilidades sozinhos — sabem como se manter proativos e aprender constantemente, o que lhes dá uma vantagem sobre os demais candidatos.

No entanto, os trabalhadores autodidatas geralmente não possuem as qualificações profissionais que seus colegas possuem, o que faz com que os gerentes recusem esses profissionais.

Não cometa esse erro ao fazer hunting de profissionais de TI. Considere as qualificações de um candidato, mas avalie-o em relação ao seu potencial de crescimento. Alguns podem não parecer ótimos no papel, mas muitas vezes provam ser mais valiosos para as empresas quando dão uma chance a eles.

4. Faça entrevistas melhores

Grandes entrevistadores sabem como tirar respostas honestas de seus candidatos. Você não obterá os mesmos resultados se ao fazer o hunting de profissionais de TI seu assunto antecipar suas perguntas. É por isso que as perguntas comuns de entrevistas raramente funcionam.

Profissionais veem as perguntas vindo a um quilômetro de distância, e eles ensaiam respostas que acham que as empresas querem ouvir.

Antes de conhecer seus candidatos, faça algumas perguntas exclusivas para eles. Torne-os relevantes, mas certifique-se de que as respostas variam do tradicional. Uma ótima pergunta vai pegar seus entrevistados desprevenidos, mas profissionais qualificados serão capazes de lidar com isso!

5. Busque uma empresa de hunting de profissionais de TI

Essas dicas podem parecer simples, mas implementá-las todas de uma vez pode ser estressante. Às vezes, você precisa contratar um profissional rapidamente e fazer todo esse trabalho de base pode levar meses.

Nessas situações, contratar uma empresa para fazer o hunting de profissionais de TI é a melhor opção. Essas empresas podem colocar você em contato com talentos que atendam às suas necessidades específicas. Como resultado, você encontrará os especialistas de TI certos em menos tempo e com menos dinheiro.

Agora que você já sabe como selecionar melhor os talentos para sua empresa, e também sabe quais os benefícios de contar com uma empresa para realizar esta atividade, aproveite e leia também nosso post sobre a nova Lei de Terceirização de Serviços e veja como ela pode afetar a contratação de profissionais terceiros na sua empresa!

 

Matérias relacionadas