AllEasy

Segurança da Informação

Prepare sua empresa para a nova geração da segurança de dados

O número de dispositivos conectados, a mobilidade e a quantidade de dados gerados cresceu consideravelmente nos últimos anos. Igualmente, as ameaças de segurança de dados também aumentaram e se tornaram mais desafiantes.

Por isso, os esforços para garantir a segurança da informação também precisaram evoluir. Já passamos por duas gerações e, agora, chegamos à terceira geração da segurança de dados. A sua empresa está preparada para ela?

Com o objetivo de vencer os novos desafios dessa era, a Fortinet, grande desenvolvedora de soluções de segurança, lançou recentemente o FortiOS 6.0. Ficou curioso? Acompanhe e saiba mais sobre a terceira geração da segurança de dados e a solução da Fortinet!

A primeira e a segunda geração da segurança de dados

A primeira geração da segurança de dados começou há 25 anos e a principal preocupação era a proteção das conexões de rede. Entre os recursos usados, estavam firewall de perímetro e, mais tarde, VPN (Virtual Private Network), IDS (Intrusion Detection System) e IPS (Intrusion Prevention System).

Mesmo com essas evoluções, a principal característica da primeira geração permaneceu praticamente intacta: proteção e controle de dados transferidos por meio de pontos de acesso conhecidos e em um perímetro definido.

Então, surgiu a segunda geração da proteção de dados. Itens como o UTM (Unified Threat Management) e NGFW (Next Generation Firewall) passaram a integrar as estruturas de segurança de dados. A segunda geração foi motivada pelo aumento do tráfego criptografado e de aplicações.

Ainda assim, os perímetros de rede permaneceram bem definidos e o tráfego era previsível. A maioria dos dispositivos usados pertenciam às empresas e ficava mais fácil controlá-los. Atualmente, o cenário mudou bastante e a complexidade dos dados e do tráfego demanda uma nova geração da segurança da informação.

A nova geração da segurança de dados

Podemos apontar uma série de mudanças desde a segunda geração da segurança de dados, tais como:

  • mobilidade dos dispositivos que, atualmente, quase nunca ficam restritos ao ambiente da empresa;
  • crescimento de políticas de BYOD (Bring Your Own Device);
  • surgimento de outros tipos de dispositivos conectados, especialmente com o desenvolvimento da IoT (internet das coisas);
  • crescimento do uso de soluções em nuvem.

O resultado dessas mudanças é que, agora, os dados dificilmente são mantidos dentro da empresa. Por isso, é necessária uma nova forma de segurança, preparada para lidar com redes formadas por inúmeras aplicações, dispositivos tradicionais e de IoT, sistemas de nuvem e assim por diante.

As soluções da segunda geração ainda protegem as redes tradicionais, mas as empresas que estão envolvidas na transformação digital e possuem sistemas mais complexos devem contar com a terceira geração da segurança de dados.

FortiOS 6.0: O sistema operacional Fortinet

O FortiOS 6.0 é a última versão do sistema operacional de segurança de rede da Fortinet. Ele fornece ampla visibilidade e controle, melhor desempenho e operações mais eficientes para encontrar e resolver os problemas de segurança com agilidade.

A solução funciona com base em três princípios. Primeiro, ele dá visibilidade e controle de todo seu ambiente, dispositivos móveis, rede, IoT, nuvem etc. Essa visibilidade garante uma visão holística para que sua equipe possa interromper uma ameaça em qualquer ponto da cadeia de ataque.

Além disso, o FortiOS 6.0 promove a integração de dispositivos e possui uma plataforma de gerenciamento unificada que garante o compartilhamento dos dados sobre ameaças em tempo real. Com isso, ele é capaz de fazer uma análise inteligente e correlacionar os dados, possibilitando detecção avançada de ameaças. Quando as soluções de segurança trabalham isoladamente, essa correlação é praticamente impossível.

Por fim, a solução da Fortinet também possibilita resposta automatizada às ameaças. Com base nos dados e nas correlações feitas, é possível automatizar ações para que as ameaças sejam contidas imediatamente, independentemente de qualquer ação da equipe. E tudo isso é atualizado a todo momento, garantindo a agilidade que a era digital demanda.

Com o FortiOS 6.0, sua empresa terá controle de todos os dispositivos e trabalhará, no mesmo ambiente, com soluções de:

  • segurança de rede, de nuvem e de endpoint;
  • proteção avançada contra ameaças;
  • segurança de e-mail e aplicações web;
  • gestão e análise de riscos.

Portanto, o FortiOS 6.0 é uma solução completamente preparada para a terceira geração da segurança de dados. Com ele, sua empresa pode ter uma visão de todo o ambiente e todos os dispositivos em um único lugar, além de ser capaz de automatizar a resposta a ameaças e otimizar a proteção de dados.

Ficou interessado? Fale com a AllEasy e descubra se o FortiOS 6.0 é a melhor solução para sua empresa!

Matérias relacionadas