Segurança da Informação: 6 métodos que vão além do antivírus

Segurança da Informação

Garantir a segurança da informação na sua empresa é essencial para continuidade dos negócios. Conheça 6 métodos que você precisa ter agora mesmo!

De eventos naturais a cibercriminosos, passando pelo erro humano ou de software, muitas coisas têm o poder de colocar em risco os valiosos dados corporativos. Se você não tomar nenhuma medida de segurança da informação para proteger seus dados, a continuidade de sua empresa não será a única coisa na linha de fogo.

Você também pode perder seus clientes para seus concorrentes, e isso também depois de pagar multa que pode chegar a 2% do faturamento da empresa.

Como a recuperação de uma violação de segurança ou um longo tempo de inatividade nunca é fácil, você precisa proteger com eficácia os dados da sua empresa. Mas isso vai além de possuir um antivírus no lugar.

Quer saber mais? Continue lendo e descubra o que sua empresa precisa para garantir sua segurança da informação!

1. Segurança da informação: e-mails

As violações de dados se tornaram uma das maiores ameaças de negócios da atualidade. O principal vetor de ameaças para essas violações de dados é o e-mail. Segundo a Verizon, ele foi responsável por 95% dos ataques corporativos no ano passado.

Ameaças de e-mail são versáteis e estão crescendo mais rápido do que nunca. Para combater, as organizações precisam investir em uma estratégia de segurança de e-mail de ponta a ponta que aborde toda a cadeia de ataques — desde a prevenção proativa até a resposta às ameaças em tempo real.

Para defender sua organização de ataques por e-mail, você deve entender as ameaças que enfrenta. Inteligência de ameaças robusta que pode detectar a escala completa de e-mails maliciosos é um primeiro passo importante, mas não é suficiente.

Você também deve implementar uma solução que possa correlacionar e analisar seus dados de ameaças, revelando quem está sendo alvo, quem está atacando você e quais informações eles estão tentando roubar. Quando você tem uma análise precisa de ameaças, é possível identificar melhor as etapas necessárias para reagir.

Manter o controle sobre quais mensagens entram em seu ambiente é crítico quando se trata de segurança de email. Sua solução deve oferecer classificações granulares que não procurem apenas spam ou malware, mas também identifiquem todos os tipos distintos de e-mail (mal-intencionados ou não) destinados a seus funcionários.

Proteger o gateway de e-mail é essencial. No entanto, conforme explicamos acima, os e-mails de phishing externos direcionados a clientes e parceiros fora do gateway também representam sérios riscos para sua empresa. A autenticação de e-mail, especificamente o DMARC (Conformidade e Relatório de Autenticação de Mensagem com Base em Domínio), é a solução para ameaças como essas.

O DMARC garante que o e-mail legítimo esteja sendo autenticado corretamente em relação aos padrões estabelecidos SPF (Sender Policy Framework) e DKIM (DomainKeys Identified Mail). Ele bloqueia qualquer atividade fraudulenta de domínios sob o controle de sua organização (como domínios de envio ativos, domínios sem envio e domínios registrados defensivamente).

Autenticar seu e-mail revelará quem está enviando e-mail em seu nome. Esse insight permite que você bloqueie ameaças direcionadas a seus clientes e parceiros e proteja a reputação de sua marca
Nenhuma solução de segurança da informação pode interromper todos os ataques. A resposta às ameaças em tempo real deve ser um pilar da sua estratégia de segurança de email.

2. Segurança de endpoints

A segurança de endpoints é uma abordagem centralizada para proteger todos os endpoints — servidores, desktops, laptops, smartphones e outros dispositivos de IoT — conectados à rede corporativa de TI contra ameaças cibernéticas.

Essa metodologia permite um gerenciamento de segurança eficiente, eficaz e fácil. Alguns fornecedores oferecem sistemas de segurança de endpoint que incluem antivírus, firewall e outros softwares de segurança da informação definidos.

Quando qualquer dispositivo — smartphone, laptop, guia etc. — é conectado remotamente a uma rede, o ponto de extremidade assim criado fornece um ponto de entrada para ameaças de malware. O gerenciamento de segurança da informação de endpoint serve para proteger adequadamente esses endpoints e, assim, proteger uma rede, bloqueando tentativas de acesso e atividades de risco em endpoints.

Os sistemas de segurança de terminais são uma necessidade no cenário atual de ameaças. À medida que mais empresas adotam práticas como o BYOD e também como incidências de ameaças móveis estão constantemente aumentando, a segurança da informação do terminal torna-se altamente relevante.

Os funcionários hoje se conectam às redes da empresa usando seus laptops ou dispositivos móveis, de suas casas e também enquanto estão em movimento. Nesse cenário, quando os perímetros tendem a ser indefiníveis e em constante mudança, uma solução de segurança da informação centralizada não será adequada.

É aqui que endpoints de segurança entram, complementando medidas de segurança centralizadas com camadas adicionais de proteção em endpoints, que não são apenas pontos de entrada para ameaças e ataques, mas pontos de saída para dados confidenciais (corporativos e pessoais) também.

3. Segurança mobile

O mercado de aplicativos vem crescendo a cada ano. Sua empresa precisa se atualizar e fazer parte deste mundo móvel e interconectado. Mas como garantir que este processo seja simples e seguro para sua empresa?

O gerenciamento de dispositivos mobile é indispensável. Ele garante que os dispositivos gerenciados sejam equipados e usados ​​de acordo com os padrões de segurança e as políticas de controle da empresa.

Por exemplo, o departamento de TI pode decidir quais aplicativos podem ser usados ​​nos dispositivos finais da empresa e remover todos os aplicativos indesejados em caso de dúvida. Essa solução também ajuda as empresas a gerenciar o desenvolvimento de recursos de segurança, como aplicativos antivírus. Ela pode até mesmo ser usada para desligar e excluir remotamente dados de dispositivos perdidos ou roubados.

Soluções adicionais baseadas em segurança da informação mobile também podem ser integradas conforme necessário. Uma loja de aplicativos corporativos, por exemplo, permite que os funcionários baixem os aplicativos de que precisam para realizar o trabalho de uma fonte segura. Aplicativos que criptografam dados antes de serem transferidos tornam impossível espionar a comunicação entre dois dispositivos.

4. Segurança de redes

Em um ecossistema de interdependência e infraestrutura de rede não confiável, as violações de segurança podem causar danos à sua empresa. Nesses cenários, a rede deve garantir que as informações sejam compartilhadas corretamente e que os recursos sejam reunidos para formar um link forte.

Quando se trata da sua infraestrutura de TI, as pressões que você enfrenta são maiores hoje do que nunca. Especialmente considerando os desafios da crise econômica, é mais imperativo do que nunca ter uma infraestrutura de rede robusta e segura.

A segurança de rede é uma estratégia criada de acordo com as necessidades de cada empresa, que tem o objetivo de garantir a segurança de seus ativos e de todo o tráfego de rede. Ela é desenvolvida com base em políticas de segurança definidas para prevenir, monitorar e auditar o acesso não autorizado, além de proteger a rede de computadores e seus recursos associados.

O serviço protege sua rede e os sistemas conectados a ela contra ataques direcionados e mantém usuários, dispositivos e conteúdo não autorizados fora da rede. Ele também permite detetar tráfegos mal-intencionados que ameaçam a rede de sua empresa.

O sistema desenvolvido identifica e autentica usuários autorizados e controlam o que eles podem acessar, além de filtrar o conteúdo da Web para impedir o acesso dos usuários a websites não autorizados ou perigosos.

5. Segurança web

A Internet se tornou uma das principais portas de entrada para uma série de ataques maliciosos. Por isso é essencial que as empresas obtenham soluções preventivas e corretivas de segurança web.

A segurança web oferece proteção abrangente contra todo o escopo de ameaças com antimalware, proteção avançada contra ameaças, filtragem de URL e reputação da Web em tempo real. Modelos de implantações flexíveis significam que você pode implantar no local, na nuvem ou em uma mistura de ambos. E você pode gerenciar todas as implantações por meio de um único console de gerenciamento.

Um painel de controle intuitivo e relatórios totalmente personalizáveis oferecem visibilidade completa dos padrões de uso da web em sua empresa. E o controle granular de aplicativos permite controlar facilmente como os usuários interagem com a Web e os aplicativos.

O serviço ainda realiza uma varredura para identificar as vulnerabilidades da sua rede e para realizar a verificação de conformidade com boas práticas de segurança da informação.

6. SOC — Security Operation Center

Um Security Operation Center (SOC) é uma instalação que abriga uma equipe de segurança da informação responsável por monitorar e analisar a postura de segurança de uma organização continuamente.

O objetivo da equipe do SOC é detectar, analisar e responder a incidentes de segurança cibernética usando uma combinação de soluções de tecnologia e um forte conjunto de processos. Os centros de operações de segurança geralmente contam com analistas e engenheiros de segurança, além de gerentes que supervisionam as operações de segurança.

A equipe do SOC trabalha em estreita colaboração com equipes de resposta a incidentes organizacionais para garantir que os problemas de segurança sejam resolvidos rapidamente no momento da descoberta.

O SOC monitora e analisa a atividade em redes, servidores, terminais, bancos de dados, aplicativos, sites e outros sistemas, procurando atividades anômalas que possam indicar um incidente ou comprometimento de segurança. O serviço ainda é responsável por garantir que os possíveis incidentes de segurança sejam corretamente identificados, analisados, defendidos, investigados e relatados.

Contar com esses serviços de segurança da informação é essencial para elevar a maturidade em Segurança de TI, fortalecer a proteção de informações críticas e garantir a continuidade dos negócios.

Por isso, entre em contato com a Alleasy agora mesmo e garanta a tranquilidade e segurança de ter especialistas cuidando da sua área de TI e das informações da sua empresa enquanto você e sua equipe podem atuar com tranquilidade em busca dos objetivos estratégicos!

Compartilhe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *