AllEasy

DDoS

6 práticas para proteger a sua empresa de um ataque DDoS

Imagine que um ataque DDoS massivo atinge o seu servidor. Seus sistemas básicos de segurança não respondem dentro de um tempo esperado. De repente, suas operações param, e seu site fica inativo por horas, perdendo quantias incalculáveis ​​de receita.

Você não precisa procurar muito para ver como um ataque DDoS pode impactar um negócio gerando prejuízos muitas vezes irrecuperáveis tanto financeiros quanto para a sua reputação. A Dyn, uma das principais fornecedoras de DNS do mundo, passou por essa experiência em 2016.

Em um único fim de semana, o ataque distribuído de negação de serviço derrubou os maiores serviços de Internet do mundo. O Twitter, o Reddit, o New York Times e o PayPal foram apenas alguns dos sites importantes que foram impactados devido ao ataque.

O dano reportado deste ataque malicioso para a Dyn foi uma perda de 8% dos seus negócios. A dureza da mensagem enviada para empresas digitais era imensurável.

Ataques de negação de serviço chegaram para ficar e nenhuma empresa pode se dar ao luxo de ficar desprotegida.

O que são ataques DDoS? Uma definição

É uma forma de ataque cibernético que tem como alvo sistemas críticos, com o objetivo de interromper o serviço de rede ou a conectividade que causa uma negação de serviço para os usuários do recurso de destino.

Um ataque DDoS emprega o poder de processamento de vários computadores infectados por malware para direcionar um único sistema.

De acordo com o Relatório de Tendências de DDoS da Verisign, o tamanho médio dos ataques DDoS aumentou em 26% no período reportado. Um estudo relacionado da Neustar sugere que tal ataque pode custar uma empresa mais de US $ 250.000 por hora em risco.

Mas o que fazer para proteger a sua empresa? Abaixo, listamos as 6 melhores práticas para evitar ataques DDoS.

6 melhores práticas para evitar ataques DDoS

A evolução dos ataques DDoS não mostra sinais de desaceleração. Eles continuam crescendo em volume e frequência, hoje mais comumente envolvendo uma abordagem “mista” ou “híbrida”.

Sem sistemas precoces de detecção de ameaças e perfis de tráfego, é impossível saber quando eles chegam. Na verdade, é possível que você só se dê conta quando seu site ficar lento ou travar.

Isso é especialmente verdadeiro para ataques sofisticados, que usam uma abordagem combinada e atingem vários níveis simultaneamente. Esses ataques direcionam dados, aplicativos e infraestrutura ao mesmo tempo para aumentar as chances de sucesso.

Para combatê-los, você precisa de um plano de batalha, bem como soluções confiáveis ​​de prevenção e mitigação de DDoS. Você precisa de uma estratégia de segurança integrada que proteja todos os níveis de infraestrutura e envolva as seguintes práticas:

1. Desenvolver um plano de resposta

Desenvolva um plano de prevenção de DDoS com base em uma avaliação de segurança completa. Ao contrário das empresas menores, empresas maiores podem exigir infraestrutura complexa e envolver várias equipes no planejamento de DDoS.

Quando o DDoS chega, não há tempo para pensar nos melhores passos a seguir. Eles precisam ser definidos com antecedência para permitir reações imediatas e evitar impactos. O primeiro passo que você dá quando um ataque mal-intencionado acontece pode definir como ele terminará.

Desenvolver um plano de resposta a incidentes é o primeiro passo crítico em direção à estratégia de defesa. Dependendo da infraestrutura, um plano de resposta DDoS pode ser bastante exaustivo.

Verifique se o seu data center está preparado e sua equipe está ciente de suas responsabilidades. Dessa forma, você pode minimizar o impacto em seus negócios e economizar meses de recuperação.

Os elementos-chave permanecem os mesmos para qualquer empresa e incluem:

  • Lista de verificação de sistemas. Desenvolva uma lista completa de recursos que você deve implementar para garantir que ferramentas avançadas de identificação, avaliação e filtragem de ameaças, bem como proteção de nível de hardware e software, estejam implementadas;
  • Forme uma equipe de resposta. Defina responsabilidades para os principais membros da equipe para garantir uma reação organizada ao ataque;
  • Defina procedimentos de notificação e encaminhamento. Certifique-se de que os membros da sua equipe saibam exatamente quem contatar no caso de um ataque;
  • Inclua a lista de contatos internos e externos que devem ser informados sobre o ataque. Você também deve desenvolver estratégias de comunicação com seus clientes, provedor de serviços em nuvem e fornecedores de segurança.

2. Proteger sua infraestrutura de rede

A atenuação de ameaças de segurança de rede só pode ser obtida com estratégias de proteção multinível.

Isso inclui sistemas avançados de prevenção contra invasões e gerenciamento de ameaças, que combinam firewalls, VPN, segurança de e-mail, filtragem de conteúdo, balanceamento de carga e outras camadas de técnicas de defesa contra DDoS.

Juntos, eles permitem uma proteção de rede constante e consistente para impedir que um ataque DDoS aconteça. Isso inclui a identificação de possíveis inconsistências de tráfego.

A maioria dos equipamentos de rede padrão vem com opções limitadas de mitigação de DDoS e talvez você queira, portanto, terceirizar alguns dos serviços adicionais.

Com soluções baseadas em nuvem, você pode acessar recursos avançados de mitigação e proteção com pagamento por uso. Essa é uma excelente opção para empresas de pequeno e médio porte que desejem manter seus orçamentos de segurança dentro dos limites projetados.

Além disso, você também deve certificar-se de que seus sistemas estejam atualizados. Sistemas desatualizados podem possuir lacunas, e os hackers são especialistas em encontrar esses buracos.

Ao corrigir regularmente sua infraestrutura e instalar novas versões de software, você pode fechar mais portas para os invasores.

Dada a complexidade dos ataques DDoS, dificilmente há uma maneira de defendê-los sem sistemas apropriados para identificar anomalias no tráfego e fornecer respostas instantâneas.

Apoiado por infraestrutura segura e um plano de batalha, esses sistemas podem minimizar a ameaça. Mais do que isso, eles podem trazer a paz de espírito e confiança necessária para todos, desde um administrador de sistema até um CEO.

3. Pratique a segurança básica da rede

A contra medida mais básica para evitar ataques DDoS é não permitir o menor erro de usuário, criando uma cultura de segurança na empresa. Engajar-se em práticas de segurança fortes pode impedir que as redes de negócios sejam comprometidas.

As práticas seguras incluem senhas complexas que mudam regularmente, métodos anti-phishing e firewalls seguros que permitem pouco tráfego externo. Essas medidas, por si só, não deterão o DDoS, mas servem como uma base crítica de segurança.

4. Mantenha uma forte arquitetura de rede

Concentrar-se em uma arquitetura de rede segura é vital para a segurança. As empresas devem criar recursos de rede redundantes: se um servidor for atacado, os outros poderão lidar com o tráfego de rede extra.

Quando possível, os servidores devem estar localizados em diferentes locais geograficamente. Recursos de propagação são mais difíceis para os invasores atingirem.

5. Pense em aderir aos serviços em nuvem

A terceirização da prevenção de DDoS para provedores de serviços baseados em nuvem oferece várias vantagens.

Podemos citar como vantagem o fato de serviços em nuvem oferecem mais largura de banda e recursos do que uma rede privada provavelmente terá. Com o aumento da magnitude dos ataques DDoS, confiar apenas no hardware local pode não ser a melhor opção.

Outra vantagem é que a natureza da nuvem significa que é um recurso difuso. Os aplicativos baseados em nuvem podem absorver tráfego prejudicial ou mal-intencionado antes mesmo de chegar ao destino pretendido.

Também podemos dizer que os serviços baseados em nuvem são operados por engenheiros de software cujo trabalho consiste em monitorar a Web para as últimas táticas de DDoS.

A decisão sobre o ambiente certo para dados e aplicativos será diferente entre empresas e setores.

Ambientes híbridos podem ser convenientes para alcançar o equilíbrio certo entre segurança e flexibilidade, especialmente com fornecedores que fornecem soluções sob medida.

6. Compreenda os sinais de aviso

Alguns sintomas de um ataque DDoS incluem lentidão de rede, conectividade irregular na intranet de uma empresa ou desligamentos de sites intermitentes.

Nenhuma rede é perfeita, mas se a falta de desempenho parece ser prolongada ou mais severa do que o normal, a rede provavelmente está passando por um DDoS e a empresa deve agir.

Ataques DDoS são dolorosamente reais e não são mais problemas corporativos maciços. As pequenas e médias empresas são cada vez mais alvos.

Essa tendência gerou uma demanda ainda maior por soluções de segurança em várias camadas que podem fornecer proteção total de cargas de trabalho confidenciais.

Pronto para dar o próximo passo e garantir a continuidade dos negócios? Entre em contato com nossos especialistas em segurança na nuvem para saber mais e impedir que o próximo ataque DDoS aconteça com sua empresa.

Matérias relacionadas