Segurança de SD-WAN: 04 estratégias para não errar

sd-wan

Você já refletiu por que a adoção do SD-WAN se tornou prioridade para muitas organizações? A resposta está no fato de que esta tecnologia é capaz de potencializar os benefícios da transformação digital para filiais.

Esta solução possibilita o acesso imediato a recursos distribuídos, que podem estar em data centers, sistemas multinuvens ou em outro local conectado à rede, sem sobrecarga e custos das conexões MPLS tradicionais ou requisitos engessados de implementação.

Por que a segurança de SD-WAN ainda é um desafio para estas empresas?

Garantir a segurança de SD-WAN ainda é um ponto crítico para as organizações porque geralmente adotam a SD-WAN visando obter rapidamente redução de custos sem avaliação prévia das necessidades e cuidados com a segurança da informação.

Também consideram que apenas o serviço de suporte e ações de segurança básicas oferecidas por grande parte dos fabricantes do mercado sejam suficientes para proteger a rede de ciberataques cada dia mais evoluídos.

Ainda podemos citar uma falha comum das empresas, que é usar as ferramentas para segurança da informação existentes e que não são idealizadas para atender as necessidades específicas de uma implantação SD-WAN.

Todos estes fatores criam maior complexidade e sobrecarga desnecessárias, além de aumentar o custo total de propriedade.

04 estratégias para não errar na Segurança do SD-WAN

A Fortinet apresentou 04 estratégias de segurança da informação essenciais e que devem fazer parte de qualquer planejamento de adoção de SD-WAN. Estas estratégias ajudarão as empresas a minimizarem os erros na adoção desta solução e enfrentarem com tranquilidade o desafio da segurança da informação na era da transformação digital. Confira:

1 – Soluções de segurança da informação integradas

Implantar soluções de segurança independentes resulta em uma visibilidade fragmentada e orquestração de política de segurança dispositivo a dispositivo. Isto acrescente ainda mais complexidade em um contexto já desafiador, que é de proteger as redes digitais distribuídas de hoje.

Escolha soluções de segurança da informação para implantação do SD-WAN que sejam facilmente integrada com a arquitetura de segurança existente em sua empresa. Garanta que a tecnologia selecionada funcione como parte da estrutura de segurança e que ofereça para a sua empresa condições de proteção mais fortes, transparência na segurança de rede, centralização dos controles de gestão e inteligência para identificação e tratativa de ameaças.

2 – Use a proteção nativa do NGFW

As organizações devem escolher uma solução com segurança interna do NGFW, que permite inspecionar, detectar e proteger toda a SD-WAN, como uma função integrada de qualquer implantação SD-WAN.

Além disso, esta solução possibilita que acompanhamento nativo dos fluxos de trabalho, informações e aplicações, até mesmo quando a rede SD-WAN atualiza-se às mudanças nas demandas de rede. Esta é uma ação que a maioria das soluções de segurança legadas apresentam impossibilidade ou dificuldade de executar.

É importante ressaltar que nem todas as tecnologias para segurança da informação são as mesmas. Por isso, é ainda mais importante que essas soluções integradas do NGFW sejam verificadas por terceiros quanto à sua eficácia na segurança.

Para isso, é indicado contar com uma consultoria especializada que ajudará na análise das vulnerabilidades e indicarão as soluções e correções mais adequadas para os desafios da sua empresa.

3. Criptografia de tráfego SD-WAN

Quase 90% de todas as organizações implementaram uma estratégia com várias nuvens, cada uma exigindo sua própria conexão separada. Cresce o uso de aplicativos SaaS baseados em nuvem para elevar a colaboração, produtividade e eficiência corporativa. Um exemplo disso é a crescente de aplicações como o Office 365 e o Salesforce.

Como resultado, grande parte das empresas que implantam o SD-WAN usam diversos links de banda larga para conectar a filial da empresa à rede principal, bem como para alcançar a nuvem múltipla.

Substituir o MPLS por uma conexão de banda larga pode ser um problema sério para empresas digitais e usuários que exigem acesso instantâneo a recursos e dados, por questões de confiabilidade e segurança dos dados.

E todas essas conexões aumentam a potencial superfície de ataque. Além disso, essas conexões podem frequentemente incluir informações críticas que precisam ser protegidas.

Por isso, adotar a VPN como uma camada extra de segurança de fluxo é uma ação fundamental de qualquer solução SD-WAN. É essencial que essas soluções VPN ofereçam alto desempenho e escalabilidade dinâmica.

4. Monitoramento do tráfego criptografado

Manter as conexões seguras não é suficiente em ambientes de negócios digitais. Com o aumento do tráfego SSL (HTTPS) invasores escondem malwares dentro de caminhos criptografados para evitar a identificação.

Infelizmente, a maioria dos fornecedores de SD-WAN que proporcionam apenas a segurança de SD-WAN básica não fornecem a inspeção SSL ou, se o fizerem, não o fazem de maneira adequada. Não considerar este ponto é o erro mais comum de empresas que implantam o SD-WAN.

Mesmo que as equipes de segurança da informação consigam garantir alguma proteção na implantação SD-WAN, a inspeção de SSL prejudicará o desempenho de quase todas as soluções legadas do NGFW no mercado.

É verdade que poucas organizações estão dispostas a sacrificar o desempenho, e, portanto, a inspeção real do SSL é aplicada de forma aleatória ou parcial.

Por isso que é essencial que, além da conectividade VPN escalonável, sejam observados atentamente os números de inspeção SSL fornecidos por empresas especializadas, capazes de garantir a identificação e indicação de uma solução adequada e que atenda aos requisitos de desempenho e segurança da sua empresa.

De fato, a SD-WAN se tornou um componente essencial para empresas digitais e para a as que desejam promover a transformação de rede, porque permite que as organizações compitam com mais rapidez e eficiência no mercado digital atual.

No entanto, devido ao crescimento de ameaças e malwares sofisticados e generalizados, é imprescindível elevar os cuidados para garantir a proteção de segurança inerentes às conexões MPLS tradicionais.

Para fazer isso, a funcionalidade de segurança avançada precisa ser parte da estratégia de adoção do SD-WAN e deve ser o mais completa e nativamente integrada possível para detectar e prevenir melhor as ameaças avançadas de hoje.

Queremos ajudar sua empresa na implantação do SD-WAN

Conte com uma empresa especializada pode agregar valor na implantação do SD-WAN em seu negócio e que garante que os requisitos necessários de segurança para a rede e para os dados estejam adequados ao nível de criticidade e com a arquitetura de rede existente em sua infraestrutura.

A AllEasy oferece os serviços de Consultoria de Segurança de TI e Segurança de Redes, que podem identificar as necessidades de proteção da sua rede e garantir que sua empresa opere com máxima segurança da informação. Fale com os nossos especialistas.

Compartilhe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *