SD-WAN: entenda o porquê ele é ideal para a sua empresa

SD-WAN

 

A SD-WAN está hoje na agenda de qualquer empresa que deseja se equipar com as soluções de rede de última geração. Para escolher a melhor solução para sua empresa, além dos aspectos de desempenho e agilidade, também é preciso levar em consideração os requisitos de segurança.

Esta sem tempo para ler? Não têm problema, este artigo conta com a versão em áudio.

Uma SD-WAN usa uma função de controle centralizada para direcionar o tráfego de forma segura e inteligente pela WAN. Isso aumenta o desempenho do aplicativo, resultando em melhor experiência do usuário, maior produtividade dos negócios e custos reduzidos para TI.

Nesse sentido, o FortiGate SD-WAN, da Fortinet, surge como a escolha certa para todos os tipos de empresa, uma vez que inclui todos os recursos que se espera desse tipo de solução, além de uma interface simples e gerenciamento centralizado.

Continue a leitura e descubra porque adotar essa solução na sua empresa!

Segurança Next Generation Firewall

A segurança cibernética envolve mais do que apenas prevenção, pois é impossível parar todos os ataques. Também envolve detecção e resolução de incidentes.

Os firewalls são uma ferramenta de segurança padrão para a maioria das empresas. No entanto, no atual cenário de ameaças em constante mudança, somente o Next Generation Firewall  (NGFW) podem fornecer proteção adequada.

Por isso, a solução de SD-WAN da Fortinet inclui os melhores recursos de NGFW integrados, para que sua empresa conte com um alto padrão de segurança.

Vale lembrar que, pelo sexto ano consecutivo, a NSS Labs, uma das mais importantes organizações que realizam testes em aplicações de cibersegurança, recomendou o  uso da solução de NGFW da Fortinet.

O FortiGate SD-WAN oferece uma solução multifuncional com recursos prontos para adoção eficiente de aplicativos na nuvem, tais como:

  • Acompanhamento de atividades em tempo real para facilitar a avaliação de riscos, detectar problemas em potencial e atenuar incidentes, automatizando auditorias de conformidade com as regras e políticas de firewall.
  • Processadores de segurança criados especificamente para um melhor desempenho da inspeção SSL para desbloquear sessões criptografadas, detectar pacotes criptografados, encontrar ameaças e bloqueá-las;
  • VPN IPsec com processador de segurança de alta potência e capacidade de proteção contra ameaças para comunicações seguras;
  • Primeira linha de filtragem de ataques baseados na Web, bloqueando o acesso a sites maliciosos, hackeados ou inapropriados.

Equilíbrio inteligente de tráfego

A nova escolha de arquiteturas distribuídas na nuvem e a crescente demanda por largura de banda por aplicativos podem apresentar problemas de desempenho e, em alguns casos, até criar gargalos. As abordagens clássicas de monitoramento são, portanto, insuficientes.

Para fornecer o desempenho esperado para os usuários, torna-se necessário otimizar a disponibilidade, a experiência do usuário e a escalabilidade no nível de cada aplicativo.

Essa abordagem de “desempenho do aplicativo” deve ser suportada por funcionalidades e painéis de gerenciamento, permitindo relatórios sobre o uso e tendências de tráfego, aplicativos, ataques e uso da rede.

Nesse sentido, a solução de SD-WAN da Fortinet vai além do básico oferecido por outros fornecedores e traz uma série de recursos que a tornam a escolha ideal para sua empresa. Alguns exemplos são:

  • Banco de dados dinâmico de aplicativos em nuvem, que efetua o roteamento para acomodar aplicativos SaaS cujos endereços IP são alterados com frequência.
  • Inteligência de reconhecimento de rota do FortiOS, que suporta roteamento dinâmico com base em medições de qualidade de link para manter alta disponibilidade de aplicativos críticos.
  • Distribuição agnóstica de canais, o que torna possível uma ampla variedade de opções de conectividade mais econômicas. Ou seja, permite uma combinação de várias conexões de banda larga (Internet, MPLS, LTE, etc.).

Redução de custos

Além do desempenho, uma das principais razões para adotar uma solução SD-WAN é a possibilidade de reduzir os custos.

Nesse sentido, a Fortinet projeta soluções que fornecem simultaneamente desempenho técnico e funcional com posicionamento de preço competitivo.

É importante lembrar que o equipamento de SD-WAN, acumula várias funcionalidades de dispositivos de borda de rede em um único dispositivo. Com ele, é possível combinar fluxo e dados, roteamento, banda larga, rede de celular (4G e futuramente, 5G), etc.

Isso significa redução de custo com compra de equipamentos, manutenção, consumo de energia, configuração, etc.

Além do mais, ao gerenciar seus links de forma inteligente, você tem uma otimização dos recursos de banda, o que permite, em alguns casos, a contratação de capacidades menores e mais baratas.

Vale ressaltar ainda que o Fortinet Secure SD-WAN apresenta o menor custo total de propriedade (TCO) por Mbps entre os principais fornecedores.

Implementação remota

O provisionamento automático de dispositivos e as implementações de filiais sem a necessidade de enviar equipes treinadas para cada local economizam muito tempo em comparação com os processos envolvidos na adição de filiais nos ambientes WAN tradicionais.

A solução de SD-WAN da Fortinet, por meio do FortiOS, desenvolve dinamicamente toda a topologia de rede física e lógica, assim que o FortiGate é ativado.

Fácil de configurar e de gerenciar

O SD-WAN da Fortinet possui uma interface simples e intuitiva, além de oferecer um gerenciamento centralizado em um painel único.

Assim, a implementação da SD-WAN é acelerada sem a complexidade desnecessária que você pode enfrentar com outras soluções. Políticas de WAN, VPNs, roteamento de aplicativos e redes são gerenciadas a partir de uma única interface.

A solução da Fortinet também possui opções muito claras para definir novas configurações, conforme a necessidade da empresa.

Failover automático

A solução de SD-WAN da Fortinet realiza o failover automaticamente para a próxima melhor conexão, caso outra conexão WAN sofra uma interrupção ou se o serviço estiver degradado.

Assim, é possível manter a alta performance de suas conexões mesmo se seu provedor de serviços de Internet estiver enfrentando congestionamento ou ataques DDoS.

Conclusão

Para que a SD-WAN tenha um impacto realmente positivo em suas estratégias de negócio, ela deve ser segura, econômica e acelerar a conectividade na nuvem. E é exatamente isso que a solução da Fortinet tem a oferecer.

Hoje, muitos fornecedores que oferecem SD-WAN afirmam que suas soluções incluem ou oferecem suporte à segurança. No entanto, poucos deles realmente oferecem uma abordagem completa, com NGFW integrado.

A solução de SD-WAN da Fortinet, conta com algumas das mais altas classificações de segurança do setor, para dar suporte à transformação de WAN que as empresas precisam.

Gostou de conhecer mais sobre o SD-WAN da Fortinet? Então, saiba como essa solução ajuda a garantir a proteção à borda de acesso!

Compartilhe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *