AllEasy

Conceitos de Segurança de TI

Segurança de Perímetro: Entenda como é e como fazer

A segurança de perímetro protege a rede da empresa contra ameaças vindas do ambiente externo. Entenda mais sobre o assunto nesse artigo.

Seus funcionários e os dispositivos usados por eles acessam outras redes e a internet além da rede da sua empresa. Por isso, não basta controlar ou reduzir riscos apenas no seu ambiente, mas também mitigar os riscos que podem ser originados de fora da rede. A segurança de perímetro trata exatamente desse assunto.

É com ela que você garantirá que qualquer ameaça presente no mundo externo não chegue até os dispositivos e servidores da sua empresa. Faça a leitura desse artigo e descubra o que é segurança de perímetro e como minimizar os riscos!

Afinal, o que é segurança de perímetro?

O perímetro é como uma linha de divisão imaginária que separa a sua rede e seus dispositivos de outras redes e da internet. Fazer segurança de perímetro significa controlar tudo que tenta ultrapassar esta barreira. Por exemplo, se uma pessoa que não faz parte da empresa tentar acessar a sua rede, a segurança de perímetro vai impedir que ela tenha sucesso.

Essa proteção é comumente realizada por um firewall, que filtra todas as comunicações entre servidores, dispositivos e a internet para impedir qualquer acesso não autorizado ou atividade maliciosa. Os firewalls são configurados por meio de regras de segurança e são eles que permitem ou bloqueiam a passagem de dados, conforme as regras definidas pela empresa.

O ideal é que o firewall tenha regras rígidas, porém, para alguns dispositivos, as regras precisam ser diferentes. É o caso de servidores de e-mail ou servidores HTTP que precisam se comunicar constantemente com computadores e servidores externos. Para esses casos, utiliza-se a chamada zona desmilitarizada ou DMZ (do inglês demilitarized zone).

A DMZ é uma zona de interface entre a rede corporativa segura e uma rede externa não confiável, geralmente a internet. Nessa região, as regras de segurança são diferenciadas para garantir que a comunicação não seja prejudicada.

No entanto, os dados críticos são mantidos dentro da rede segura. Assim, qualquer ataque iniciado na DMZ não conseguirá se alastrar pelo restante da rede.

Por que a segurança de perímetro é importante?

Você provavelmente conhece o perigo que os vazamentos de dados podem trazer às empresas. Se o seu perímetro não está protegido, os dados da empresa ficam vulneráveis e podem ser roubados e divulgados sem o seu consentimento, seus arquivos podem ser acessados indevidamente e as ameaças têm caminho livre para a sua rede.

Ao contrário, com uma boa segurança de perímetro, você conseguirá conter ataques de invasores e impedir acessos maliciosos. O firewall sozinho não consegue barrar todas as ameaças, mas ele é uma parte importante de qualquer política de segurança.

Como minimizar as vulnerabilidades e aumentar a segurança de perímetro?

Veja algumas dicas para reduzir as vulnerabilidades e aumentar a segurança de perímetro da sua rede!

Autenticação e autorização de usuário

Comece implementando regras de autenticação e autorização para os usuários da sua rede. A autenticação diz respeito à identificação, ou seja, é saber que quem está acessando o sistema é realmente aquela pessoa que tem autorização para isso. Já a autorização é a configuração de ações que cada usuário pode realizar dentro do sistema.

Se ainda não tem, crie usuários individuais e intransferíveis para cada colaborador. Em seguida, determine ações permitidas e proibidas para cada um deles, as pastas ou diretórios que podem acessar, se podem instalar programas etc.

Proteção de perímetro: Next Generation Firewall

Como já falamos, o firewall é a principal linha de defesa da segurança de perímetro, porém, outras camadas de segurança com um IPS/IDS ou um WAF, também podem ser utilizadas.

A proteção do perímetro da rede utilizando Next Generation Firewalls, traz, além da tradicional tecnologia Stateful Inspection, outros recursos integrados como sistemas de prevenção de intrusos, firewall de aplicações web, antivírus de gateway, anti-spam, DLP, filtro de conteúdo web e redes privativas virtuais (VPN).

Utilizando uma arquitetura de segurança unificada com um gerenciamento centralizado, pode-se escolher a plataforma desejada para a instalação da solução, que podem ser desde appliances dedicados com alta performance e confiabilidade ou até mesmo ambientes virtualizados.

Com um Next Generation Firewall, consegue-se realizar a segmentação da rede, aplicando solidas políticas de segurança, mantendo toda a administração de forma centralizada.

Atualização de softwares e ferramentas de segurança

Manter softwares, firewall, antivírus, antimalware e demais ferramentas de segurança atualizados é importante para manter a segurança do perímetro e da sua rede como um todo. A cada atualização, são adicionadas proteções contra novas ameaças que, infelizmente, surgem constantemente.

Como você viu, a segurança de perímetro é mais uma das ferramentas essenciais para garantir a segurança da informação. Se quiser manter os dados corporativos longe das mãos de invasores e de ataques maliciosos, comece já a cuidar do perímetro da sua rede!

E será que você realmente conhece as vulnerabilidades do seu sistema? Leia nosso artigo sobre Análise de Vulnerabilidades e PenTest e veja se a sua empresa está segura.

Matérias relacionadas