AllEasy

Terceirização de Serviços

Consultoria de TI: vale a pena contratar uma?

A tecnologia é estratégica para a manutenção de um negócio rentável e competitivo. Recursos tecnológicos são, frequentemente, um pré-requisito para o funcionamento da empresa, mas nem sempre a TI está rendendo sua capacidade máxima. Nessas situações, muitos gestores decidem contar com uma consultoria de TI.

Se você está pensando em contratar uma consultoria de TI mas não tem certeza se esta é a melhor opção, veio ao lugar certo. Continue lendo e entenda o que é, o que faz e quais são os benefícios de uma consultoria de TI!

O que é uma consultoria de TI?

Uma consultoria de TI é um serviço que tem o objetivo de entregar aconselhamento especializado em tecnologia e sistemas de informação. Um consultor ou uma empresa de consultoria deve ter conhecimentos especializados, atualizados e competências chaves para transmitir o que sabe e guiar a empresa contratante para atingir a melhoria contínua.

Geralmente, a consultoria começa com uma avaliação do cenário da empresa e um diálogo sobre as necessidades e sobre as dificuldades que o negócio está enfrentando. Em seguida, a consultoria propõe soluções e ajuda a empresa a implementar as mudanças necessárias.

Qual o papel de uma consultoria de TI para sua empresa?

Uma consultoria de TI pode servir para um projeto específico ou para uma parceria de longo prazo.  Por exemplo, se uma empresa deseja migrar do armazenamento em servidor local para o armazenamento em nuvem, pode contratar uma consultoria em TI para ajudar a conduzir o projeto.

Em outras situações, pode ser necessário ter uma empresa que trabalha lado a lado com o negócio por um período indeterminado. Nesse caso, a consultoria oferece um suporte permanente e auxilia os gestores de TI a tomar as decisões certas e obter os melhores resultados. Em qualquer um dos casos, a consultoria em TI pode desempenhar papeis fundamentais como:

  • fornecimento de know-how especializado;
  • escolha de melhores soluções para as dores do negócio;
  • detecção de falhas e deficiências;
  • otimização da segurança da informação;
  • realização de testes e análise de performance;
  • planejamento de uma estratégia de melhoria contínua;
  • implementação de novos sistemas, tecnologias, soluções, ferramentas de gestão etc.

Enfim, qualquer que seja a necessidade do seu negócio em termos de tecnologia, existe uma consultoria em TI que pode ajudar. E quando a empresa contratada é realmente especialista no que faz, a consultoria pode valer muito a pena.

Quais os benefícios de contratar uma consultoria de TI especializada?

Uma boa consultoria em TI vai gerar uma série de resultados positivos para o negócio. Confira alguns exemplos!

Aumento de produtividade

Uma consultoria de TI levará à redução de erros, diminuição de paradas no sistema e, consequentemente, queda do tempo ocioso da equipe. A sua equipe terá mais tempo para cuidar das atividades essenciais ao negócio sem se preocupar com problemas relacionados aos sistemas. A tecnologia não será um problema, mas um aliado na sua busca por maior produtividade.

Redução e otimização de custo

Nem sempre as soluções mais caras são as que a sua empresa precisa. Ao mesmo tempo, muitas empresas possuem soluções sofisticadas, mas não conseguem usufruir todo o potencial delas. Uma consultoria eficiente vai ajudar a sua empresa a selecionar as melhores soluções dentro do seu orçamento e, ainda, ajudará a aproveitar melhor os recursos que você já tem.

Atualização tecnológica

As empresas especializadas em TI estão alinhadas com o que há de mais moderno e são capazes de manter a sua empresa em dia com todas as tendências tecnológicas do mundo corporativo.

Inteligência competitiva

Ter inteligência competitiva é saber usar dados como base para decisões. Uma consultoria de TI organizará os dados e facilitará a medição de resultados ligados à tecnologia. Assim, as suas decisões sobre a TI se tornarão mais assertivas e fundamentadas.

Competências e especializações

Por fim, frisamos que ter uma empresa especializada em TI ou em uma área de TI como parceira é um grande diferencial para a sua empresa. Os profissionais que possuem competências especializadas conseguirão otimizar o trabalho da sua equipe e alcançar melhores resultados.

Conte com a AllEasy para consultoria em Segurança de TI

Com o avanço da tecnologia e do uso de internet em dispositivos de vários tipos, avançam também as preocupações com segurança. Como está o controle dos dados na sua empresa? Para responder à essa pergunta e encontrar as melhores soluções de segurança para seu negócio, nada melhor do que fazer uma consultoria de segurança.

A AllEasy é especializada em segurança e tem know-how e equipe suficientes para ajudar o seu negócio a escolher as soluções certas, melhorar os processos que vocês já têm e aprender mais sobre as melhores práticas do mercado.

Como vimos, a consultoria de TI tem o papel de identificar falhas, encontrar oportunidades de melhoria, reconhecer os pontos positivos e propor soluções que se alinhem às necessidades e recursos do negócio.

Ao fazer uma consultoria de segurança da informação com a AllEasy, a sua empresa conseguirá usar seus recursos com mais eficiência e a contratar as soluções certas para as necessidades dela. Entre em contato e fale com um dos nossos especialistas!

Matérias relacionadas