AllEasy

Segurança em Cloud Computing

É possível garantir segurança de dados em nuvem pública?

O Cloud Computing é uma grande tendência e o investimento em tecnologias de computação em nuvem deve crescer 40% em 2018 segundo o IDC. No entanto, muitos empreendedores e gestores ainda possuem fortes receios em relação à segurança de dados em Nuvem pública.

Por causa de seu custo, que tende a ser mais baixo, a Nuvem pública é a primeira opção para muitas empresas. Porém, uma pesquisa da McAfee revela que uma em cada quatro empresas que usam Nuvem pública tiveram seus dados roubados.

Então, fica a questão: será que é possível garantir a segurança de dados em uma Nuvem pública? Como funciona a Nuvem pública para empresas? Leia e descubra nesse artigo.

Como funciona uma Nuvem pública para sua empresa?

A Nuvem pública é aquela em que serviços como software (SaaS), infraestrutura (IaaS) ou plataformas (PaaS) são oferecidos por meio da internet em uma infraestrutura compartilhada. Em contraste com a Nuvem privada, que opera em um ambiente projetado para uma única empresa, a Nuvem pública funciona através de uma rede que é dividida por diversos usuários.

As vantagens desse tipo de Nuvem são a sua flexibilidade, já que ela pode ser contratada ou cancelada com mais facilidade, e o seu custo que tende a ser mais baixo, por ser compartilhada. Com a Nuvem pública, sua empresa ganha em escalabilidade e pode ampliar ou reduzir sua infraestrutura de TI de acordo com a necessidade.

Apesar das vantagens, o principal empecilho no uso da Nuvem pública é com relação à segurança. Muitos gestores têm a ideia de que nesse ambiente compartilhado os negócios ficam mais propícios a invasões e vazamentos de dados.

Existe segurança de dados em Nuvem pública?

Sim, existe segurança de dados na Nuvem pública. Na maioria dos casos, as empresas que ofertam esses serviços são capazes de investir muito mais em segurança do que a sua empresa conseguiria fazer sozinha. Por esse motivo, as Nuvens públicas de fornecedores confiáveis normalmente contam com o que há de mais moderno em proteção dos dados.

No entanto, quem adota uma Nuvem pública precisa saber que suas informações estão protegidas no ambiente, mas as aplicações, os dados e as autenticações precisam de uma segurança extra. Cada organização é responsável pela segurança em seu próprio ambiente e deve agir como parceira do provedor de serviços em Nuvem.

Quais as principais práticas para a segurança de dados em nuvem pública?

Para garantir uso seguro de uma nuvem pública e proteger os dados da sua empresa, fique atento às seguintes medidas:

Política de controle de acessos

Sua empresa é a responsável por garantir que apenas pessoas autorizadas tenham acesso ao seu serviço de Nuvem. Adote políticas de autenticação individual de usuários para garantir o controle de acesso.

Segurança na transferência de dados

Os eventos de transferência de dados são sempre oportunidades para que invasores e softwares maliciosos entrem em ação. Por isso, utilize ferramentas, por exemplo de criptografia, para garantir que os dados enviados à Nuvem sejam transferidos com segurança.

Utilizar softwares seguros

Softwares não licenciados, desatualizados ou de fontes desconhecidas sempre dão brechas para falhas na segurança. Adote softwares seguros em toda a rede e em todos os dispositivos corporativos.

Segurança no armazenamento de dados

Não é porque sua empresa vai passar a usar armazenamento em Nuvem que pode descuidar do armazenamento de dados em sua própria estrutura. Pelo contrário, para garantir mais segurança para as aplicações em Nuvem pública, tenha ferramentas de backup para assegurar a integridade e disponibilidade dos seus dados em qualquer situação.

Acessos BYOD

O uso de dispositivos pessoais pelos colaboradores, conhecido como BYOD (Bring Your Own Device) já é comum em muitas empresas. Porém, para evitar que esses equipamentos carreguem ameaças externas para dentro do ambiente corporativo, implemente uma política de segurança BYOD para assegurar requisitos de segurança da informação específicos para esse cenário.

Classificação das informações

Classificar as informações significa identificar quais são os riscos envolvidos caso elas sejam perdidas ou divulgadas e atribuir critérios de proteção adequados. Faça a classificação das informações da sua empresa e decida quais níveis podem armazenados na Nuvem pública e quais não podem ser transferidos para esse ambiente.

Soluções para segurança de dados na nuvem

As soluções para segurança de dados na Nuvem buscam dar mais visibilidade sobre seus dados, permitir tomada de ações com agilidade e proteger suas informações sensíveis. Soluções do tipo CASB (Cloud Access Security Broker) são as mais recomendadas para essa nova realidade da computação em Nuvem. A Skyhigh da McAfee, por exemplo, permite que a sua empresa aplique políticas unificadas a todos os serviços em Nuvem, detecte ameaças, encripte dados e muitos mais.

Como vimos, a segurança de dados em Nuvem pública é um esforço conjunto do provedor e do administrador da rede da empresa. Se você der atenção à segurança do seu próprio ambiente, seus endpoints e perímetro, pode usar a Nuvem pública sem grandes preocupações.

Quer saber como aumentar a segurança de dados em Nuvem pública e migrar para esse sistema sem problemas? Entre em contato com a gente e descubra como podemos ajudar!

Matérias relacionadas