AllEasy

Segurança de E-mails

Segurança de e-mails corporativos: proteja-se e não seja um alvo!

Muitas empresas não conseguem realizar as suas rotinas sem os e-mails corporativos. Mas será que sua empresa está cuidando da segurança de e-mails como deveria?

Se a segurança de e-mails ainda não é uma pauta na sua empresa, está na hora de mudar isso. Os e-mails são uma das principais ferramentas de trabalho nos dias de hoje, mas também uma das grandes portas de entrada de ameaças virtuais. Sem a segurança de e-mails, seus dados corporativos correm grandes riscos.

Portanto, não importa o tamanho da sua empresa, a segurança de e-mails é algo necessário e urgente. Não quer ser alvo de ataques cibernéticos? Veja o que fazer para aumentar a segurança de e-mails na sua companhia e garantir a integridade dos seus dados!

Sua empresa sobrevive sem e-mails corporativos?

Para a maioria das empresas, trabalhar sem e-mails é um cenário impensável. Um relatório intitulado “Email Statistics Report”, revela que o número de usuários de e-mail no mundo é de 3,8 bilhões em 2018 e vai passar dos 4 bilhões até 2022.

Além disso, o estudo também mostrou que, apesar do crescimento das redes sociais e dos aplicativos de mensagens, o e-mail ainda é o principal canal de comunicação corporativa. Ele prevalece tanto na comunicação externa, com clientes e fornecedores, quanto na comunicação interna.

Apesar da grande praticidade, os e-mails corporativos também têm um outro lado: ele é uma das principais fontes de ameaças de segurança da informação. E a maioria das empresas não está atenta a essa questão.

Quais são as ameaças que chegam por e-mails?

As ameaças podem chegar por e-mail de várias formas e a verdade é que os criminosos são criativos e desenvolvem constantemente novas formas de abordar suas vítimas. Veja alguns dos principais riscos para a segurança de e-mails:

  • anexos que contenham códigos maliciosos, como vírus, ransomwares e malwares;
  • links que levam a páginas inseguras que podem, por exemplo, roubar senhas ou dados da sua empresa;
  • spam e outras comunicações inadequadas para o ambiente corporativo;
  • Phishing, que são aqueles e-mails que tentam enganar o receptor com uma mensagem urgente supostamente enviada por um banco, um colega de trabalho ou uma pessoa ou empresa conhecida.

Quais são as melhores práticas para aumentar a segurança de e-mails em sua empresa?

A segurança de e-mails corporativos pode ser alcançada com uma combinação de boas soluções tecnológicas, a implementação de políticas de segurança e a conscientização dos usuários. Conheça as melhores práticas!

Ferramenta AntiSpam

Os spams são muito mais do que e-mails irritantes, já que eles também são usados pelos criminosos para difundir anexos e códigos maliciosos. Por isso, bloqueá-los é uma questão vital para a segurança da informação.

Assinatura digital

A assinatura digital serve para garantir a autenticidade e integridade de um documento. Com ela, qualquer mudança não autorizada feita no arquivo faz com que ele se torne automaticamente inválido. Ou seja, com a assinatura digital, você pode ter certeza que os documentos enviados ou recebidos são autênticos.

Política de senhas

A troca periódica de senhas é uma das formas de manter os usuários e e-mails corporativos seguros. Além disso, o uso de senhas fortes, com letras maiúsculas e minúsculas e caracteres especiais também aumenta a segurança.

Segurança de WiFi

A principal orientação nesse aspecto é que os funcionários evitem redes públicas quando estiverem utilizando dispositivos ou contas da empresa. Proteger a rede WiFi corporativa também é uma necessidade.

Criptografia

A criptografia dos e-mails vai impedir que as mensagens, junto com os arquivos e informações sensíveis contidos nelas, não sejam acessados por pessoas não autorizadas.

Educação de usuários

Precisamos lembrar ainda que usuários mal informados ou mal-intencionados podem gerar grandes problemas. Uma boa segurança de e-mails e de dados só é alcançada quanto existe a conscientização e a educação de todos os usuários da empresa.

Eles devem ser orientados, por exemplo, a não baixar anexos de e-mails desconhecidos, ficarem atentos aos sinais de phishing, não compartilhar seus usuários e senhas com outras pessoas, não usar o e-mail corporativo para fins pessoais, entre outras medidas.

Governança de dados

Por fim, não apenas a segurança de e-mails é importante, mas uma política de segurança da informação completa. As ameaças são reais e qualquer negócio que deseja manter seus dados protegidos precisa tratar a governança de dados com seriedade.

Agora que você já entendeu a importância do assunto, provavelmente está pensando em como garantir a segurança de e-mails corporativos na sua empresa, não é mesmo? Para isso, não perca tempo: fale com a AllEasy e conheça as soluções para o seu negócio!

 

Matérias relacionadas