AllEasy

Segurança em Cloud Computing

Segurança de dados na nuvem com o CASB da McAfee e Skyhigh

A computação em nuvem despontou nos últimos anos como uma das grandes tendências do mercado corporativo. Vantagens como escalabilidade, redução de custos e flexibilidade tornam as tecnologias em nuvem uma excelente opção para as empresas, e com as soluções avançadas de segurança de dados na nuvem disponíveis no mercado, como o CASB da McAfee, o cloud computing se torna ainda mais atrativo.

A solução da McAfee, disponível depois da aquisição da Skyhigh, torna a empresa uma das principais fornecedoras de segurança para o mercado de computação em nuvem. Quer entender mais sobre o cloud computing e o CASB da McAfee? Acompanhe com a gente!

O cenário de Cloud Computing e a união da McAfee e Skyhigh

O uso de infraestrutura, serviços e softwares em nuvem cresce constantemente no Brasil e no mundo. No Brasil, o cloud computing cresceu quase 50% em 2016 e 20% no primeiro semestre de 2017. As previsões do mercado apontam, ainda, para tendências como:

  • os ataques às infraestruturas devem continuar crescendo;
  • as PMEs (pequenas e médias empresas) se tornam alvos crescentes uma vez que a as grandes empresas investem mais em segurança e se tornam alvos mais difíceis;
  • especialistas de governos e empresas privadas cooperam cada vez mais entre si para melhorar o combate aos crimes virtuais;
  • privacidade e proteção de dados são as grandes preocupações de empresas e usuários.

Obviamente, as grandes fornecedoras de soluções de segurança também estão de olho nesse mercado. A Skyhigh foi a grande pioneira do mercado de segurança para cloud computing. A empresa criou e desenvolveu o conceito de CASB (Cloud Access Security Broker) que atualmente é se tornou o padrão para segurança da nuvem.

O CASB é uma solução para proteger o tráfego na internet em um sistema de nuvem. Ele faz autenticação de aplicativos, gerenciamento de dispositivos, credenciamento de usuários, entre outras funções.

Em janeiro de 2018, a McAfee anunciou a conclusão da aquisição da Skyhigh e o início de uma nova solução: o McAfee Skyhigh Security Cloud™. Segundo os fundadores da Skyhigh, a união com a McAfee faz sentido porque as duas empresas têm o mesmo objetivo: garantir que os negócios possam operar em um ambiente seguro para desenvolverem seu potencial máximo.

Com a aquisição, a McAfee agora é capaz de oferecer soluções completas que vão desde a proteção de redes locais e endpoints até a segurança total da computação em nuvem.

Principais benefícios da união para os clientes

Como resultado da união com a Skyhigh, o CASB da McAfee cumpre todos os requisitos da segurança em nuvem. Os clientes podem se aproveitar de vários benefícios. Conheça alguns deles!

Visibilidade da segurança de dados na nuvem

O CASB da McAfee ajuda sua empresa a organizar e localizar seus dados e recursos na nuvem. você conseguirá identificar informações confidenciais e padrões de dados e analisar o comportamento dos usuários. Os administradores podem aplicar controles de segurança e monitorar e analisar todas as cargas de trabalho e tráfego nos ambientes de nuvem.

Prevenção contra ameaças

A prevenção contra ameaças é realizada por meio de recursos como machine learning e sandbox que garantem uma proteção eficiente e automatizada contra ameaças avançadas. O CASB da McAfee é capaz de detectar comportamento incomum, usuários comprometidos etc. e atua na prevenção, detecção e correção.

Proteção de dados

Uma grande preocupação das empresas é relativa à segurança dos dados que já estão na nuvem. Com o CASB da McAfee, os administradores conseguem criptografar e gerenciar quem pode acessar, modificar, baixar e visualizar os dados garantindo proteção total dos dados e prevenção contra fuga das informações.

Controle de incidentes de segurança

Os incidentes de segurança serão conhecidos e controlados pela sua equipe, garantindo que nenhuma ameaça passe despercebida. O uso do CASB da McAfee aumenta o controle de incidentes e fornece dados para identificar falhas e determinar onde são necessárias melhorias no seu sistema, além de manter um histórico que permite identificar a origem do incidente e os usuários envolvidos.

CASB para Office 365: Controle total da segurança de dados na nuvem mais famosa do mundo

O Office 365 é um dos serviços de nuvem mais populares do mundo e utilizado por inúmeras empresas. O CASB da McAfee desenhado especificamente para o Offfice 365 garante funcionalidades como:

  • impedir que dados confidenciais que não podem ser armazenados na nuvem sejam criados e compartilhados com o Office 365;
  • evitar o compartilhamento de dados com pessoas não autorizadas;
  • limitar o download e sincronização do Office 365 por usuários não autorizados e dispositivos não protegidos;
  • identificação de toda a movimentação de cada usuário para realização de auditorias e investigações após incidentes;
  • detecção de ameaças tais como contas comprometidas, insider threats, infecção por malware, uso inadequado de usuários privilegiados e assim por diante.

Mais tecnologias que contam com o CASB da McAfee

E não é só o Office 365 que tem uma solução de CASB da McAfee dedicada a ele. Veja outras tecnologias que também podem ter sua segurança aumentada com essa solução.

AWS

As principais funções do CASB da McAfee para AWS (Amazon Web Services) são:

  • auditoria das configurações de segurança para identificar falhas e incompatibilidades e sugerir medidas de correção;
  • monitoramento de toda a atividade de cada usuário;
  • detecção de ameaças e infecções;
  • proteção contra perdas de dados (DLP).

SalesForce

O SalesForce também pode ficar mais seguro com o CASB da McAfee. Você poderá:

  • proteger dados confidenciais usando chaves de criptografia;
  • bloquear o download de dados do SalesForce para dispositivos não protegidos;
  • impedir a adição de dados confidencias em locais como bate-papo ou anexos;
  • identificar e corrigir ameaças internas, contas comprometidas e outras;
  • manter um histórico de comportamento dos usuários;
  • aplicar proteção a arquivos e anexos para proteger dados em qualquer lugar.

Dropbox e Google Drive

Dropbox e Google Drive também contam com uma solução específica para cada um deles. Os principais usos dos CASBs da McAfee no Dropbox ou no Gooogle Drive são:

  • evitar que dados confidenciais que não podem ser colocados na nuvem sejam carregados no Dropbox ou no Google Drive;
  • impedir o compartilhamento de dados confidenciais com pessoas não autorizadas;
  • investigar ações dos usuários no pós-incidente;
  • detectar e corrigir ameaças, malware, infecções etc.

Como vimos, o CASB da McAfee Skyhigh é uma das mais modernas alternativas de segurança de dados na nuvem e garante proteção contra as grandes preocupações dos serviços de cloud computing. Ao contar com esta solução, sua empresa pode aproveitar os benefícios da cloud com a tranquilidade de ter os dados seguros.

Se quiser saber mais sobre essa e outras formas de manter a segurança dos dados da sua empresa, entre em contato com a AllEasy e fale com um dos nossos especialistas!

Matérias relacionadas