AllEasy

Health Check de Segurança

O que é Health Check de Segurança de TI? Para que serve?

Quando foi a última vez que um Health Check de Segurança foi realizado no seu ambiente de TI? Se você não se lembrar, pode estar perdendo a oportunidade de garantir a segurança da informação na sua empresa, eliminar possíveis problemas antes que eles tragam consequências graves e descobrir como você pode aproveitar melhor a eficiência da sua tecnologia de segurança.

Seja para expandir sua operação de TI ou simplesmente fazer com que o sistema seja executado da maneira mais segura possível, o Health Check de Segurança ajuda a garantir que sua empresa economize tempo e dinheiro, e possa concentrar os esforços para promover o crescimento e a inovação.

Você quer saber quais ações e verificações fazem parte de um Health Check de Segurança de TI? O que você deve verificar na sua infraestrutura e aplicações? Leia mais para descobrir!

O que exatamente é um Health Check de Segurança da TI?

Em suma, o Health Check de Segurança de TI é exatamente o que parece: um check-up da “saúde” das soluções usadas por uma empresa para garantir a segurança da TI e dos dados.

Pense no último check-up de saúde que você fez com seu médico e lembre-se dos prováveis diversos exames necessários para responder a várias perguntas sobre você e o funcionamento do seu corpo.

Um Health Check de Segurança de TI procura responder a perguntas semelhantes com a mesma finalidade, só que para seu sistema de segurança da informação. Ele aborda preocupações exclusivas das empresas, como:

  • Existem novos produtos, serviços ou recursos que nos permitiriam garantir mais segurança ao perímetro da rede e aos dados da empresa?
  • Há como usar melhor os recursos ativos e reduzir custos sem comprometer o nível de maturidade de segurança da TI?
  • Como podemos usar melhor a tecnologia para assegurar a confidencialidade dos dados que circulam na empresa?

Realizando um Health Check de Segurança é possível analisar a proposta da sua infraestrutura e, a partir disso, fazer recomendações para melhorar os níveis de segurança de dados e de TI.

Gerenciar a mudança em seu ambiente de TI é difícil. Embora as implementações iniciais possam atender aos objetivos do nível de serviço no início, a maioria dos ambientes de TI sofre alterações constantes.

Manter a adesão às melhores práticas da indústria e dos fornecedores e oferecer alta disponibilidade sem comprometer a segurança é um desafio constante.

O Health Check de Segurança analisará e documentará o status do seu ambiente atual, avaliando os requisitos de suporte e fazendo recomendações de alterações e atualizações de acordo com as práticas recomendadas e a capacidade de suporte.

Também será observada a disponibilidade de desempenho e as recomendações de práticas recomendadas para melhorar os níveis de segurança. Essas verificações oferecem a garantia de que todos os sistemas internos estão configurados com segurança e são mantidos adequadamente.

Quais partes da infraestrutura de TI da minha empresa estão incluídas?

Em suma, qualquer item de segurança da sua empresa pode passar por um Health Check. Desde o maior item de hardware físico até o menor pacote de software, todas as partes do sistema e todas as tecnologias podem ser avaliadas por especialistas em TI qualificados — mas, quanto mais específica a análise, melhores serão os resultados.

O processo mais eficiente é dividir o Health Check da Segurança de TI em cinco áreas principais. Estas são as seguintes:

1. Hardwares para segurança

Os hardwares voltados para segurança precisam ser regularmente checados para garantir que estão funcionando corretamente e com máxima eficiência na prevenção de ameaças de segurança de TI.

Por isso, se faz necessário desenvolver e gerenciar cronogramas que contemplem e gerenciem checagens constante para que todas as atualizações sejam sempre realizadas e que todas as configurações e regras estejam dentro das necessidades de segurança da empresa.

Seguem alguns exemplos de hardwares que devem ser contemplados no health check de segurança de TI:

  • Firewalls
  • IPS/IDS
  • Proxys

Esses componentes, entre outros, devem ser avaliados com base nos níveis de desempenho e de custos atuais. Para ajudar, podemos sugerir que sua análise responda inicialmente às seguintes perguntas:

  • Existem medidas que podem ser implementadas para aumentar a segurança e o desempenho dos seus hardwares, como atualizações, manutenções ou substituições?
  • O atual sistema de hardwares para segurança é confiável? Utiliza marcas e fabricantes confiáveis?
  • Existem garantias ou históricos que comprovem se esse sistema funcionará no caso de alguma eventualidade?
  • Quais equipamentos ou softwares podem ou devem ser adicionados ao sistema de hardwares para segurança a fim de garantir maior eficácia na proteção da sua TI?

2. Softwares

No caso dos softwares, o objetivo do Health Check de Segurança é descobrir se:

  • Os seus softwares atuais estão realizando as atividades para as quais foram instalados! Há atualizações, patches ou versões novas que poderiam ajudar você e sua equipe a trabalhar com mais eficiência?
  • Você pode se beneficiar com o afastamento dos pacotes tradicionais de software de desktop e a utilização de segurança extra para serviços como o Microsoft Office 365 ou o Adobe Cloud?
  • Você ainda está executando um sistema operacional desatualizado que poderia colocar todo o seu sistema em risco de uma violação de segurança ou outro grande desastre?

Lembre-se destes pontos ao analisar os pacotes de software atuais e tenha em mente as áreas cujas melhorias funcionam para manter o sistema como um todo funcionando melhor por mais tempo.

3. Redes LAN/WAN

Como o coração da sua organização, sua rede de TI deve receber atenção especial para garantir que agregue valor ao seu negócio, ao invés de drenar seus recursos e investimentos.

Realizar o Health Check de Segurança ajuda a analisar os pontos e soluções que protegem sua rede e os sistemas conectados a ela contra ataques direcionados e mantém usuários, dispositivos e conteúdo não autorizados fora da rede.

4. Estratégias de segurança e recuperação de desastres

A avaliação da sua estratégia de recuperação de desastres deve desempenhar um papel importante na sua verificação de integridade de TI.

  • O que aconteceria se houvesse um incêndio ou outro desastre nas suas instalações? Você seria capaz de manter a continuidade dos negócios e fornecer valor para seus clientes?
  • Com que rapidez você consegue recuperar os dados corporativos atingidos por uma ação de roubo de dados ou outro tipo de violação de segurança?

Esta é a sua oportunidade de descobrir vulnerabilidades em seu plano e incorporar as melhorias necessárias, bem como garantir que o software antivírus, os firewalls e a proteção contra malware / spyware estejam atualizados e funcionando corretamente.

5. Suporte de TI

De forma semelhante, é importante considerar como funcionaria a recuperação de incidentes maiores e menores, e se você tem acesso ao conhecimento necessário para realizar a manutenção de desktops e servidores, atualizações contínuas e outras tarefas vitais.

Se os funcionários trabalham à noite ou aos finais de semana, eles estarão cobertos por suporte de TI fora do expediente? Um bom Health Check de Segurança deve ser capaz de apontar as áreas em que você precisará prover suporte adequado e sugerir maneiras de garantir que você e suas equipes estejam bem cobertos o tempo todo.

Por mais óbvio que pareça, muitas empresas executam operações caras de TI sem nunca atenderem realmente às necessidades de tecnologia de seus funcionários ou clientes. Sistemas legados, atalhos e hacks, assim como o medo de mudanças, são apenas algumas das questões com as quais lutam todos os dias.

A realidade é que as soluções geralmente levam mais recursos de TI para gerenciar, deixando as empresas arrastando seus pés tecnicamente e ficando para trás da concorrência.

Os benefícios de um negócio tecnicamente inteligente são muito longos para listar aqui, mas analisando suas escolhas de hardware e software e investindo em processos e ferramentas que fazem o negócio funcionar sem problemas, uma empresa pode economizar tempo e dinheiro e melhorar a experiência do cliente.

Um Health Check de Segurança de TI pode avaliar rapidamente as necessidades exclusivas da empresa, identificar onde as melhorias podem criar benefícios a longo prazo e ajudá-los a levar a oferta do cliente para o próximo nível.

Por isso, entre em contato conosco e conheça o serviço de Health Check de Segurança da AllEasy agora mesmo!

Matérias relacionadas