AllEasy

Segurança da Informação

Gestão inteligente de dados: como conduzir de forma estratégica e assertiva?

A gestão inteligente de dados cresceu em importância nos últimos anos. Isso porque todas as empresas, independente de seu tamanho, vêm enfrentando grande aumento na produção e coleta de informações. Ou seja, que são utilizados em suas estratégias de negócio. Soma-se a isso as recentes regulamentações de conformidade, como a LGPD, que torna imperativo a adoção de diversos procedimentos para garantir a segurança da informação.

Nesse contexto, torna-se necessária a adoção de uma abordagem holística para garantir a segurança, a disponibilidade e o uso racional dos dados. Continue a leitura para saber como fazer uma gestão inteligente de dados e conduzi-la de forma estratégica e assertiva.

A necessidade de uma gestão inteligente de dados

Com a transformação digital, os dados passaram a ser um dos ativos mais importantes de uma empresa. Eles são a base para a tomada de decisões estratégicas que permitem melhorar a produtividade e, consequentemente, alavancar a lucratividade.

Para que isso seja possível, os dados precisam ser precisos, completos, organizados e consistentes.

Assim sendo, é fundamental que haja uma gestão inteligente de dados, para que eles sejam acessáveis pelas aplicações e usuários corretos, da maneira mais eficiente possível. Além disso, a adoção de procedimentos e ferramentas adequadas, tais como a Classificação das Informações, é fundamental para garantir a proteção desses bens tão precisos contra os mais diversos tipos de incidentes de segurança.

Vale ressaltar que, hoje, as fontes de dados são amplamente diversas. Além das informações produzidas internamente e processadas em sistemas ERP e CRM, por exemplo, as empresas tem focado em obter dados de seus clientes.

Assim, essa é uma estratégia que visa a obter insights valiosos para, assim, projetar e oferecer soluções que realmente agreguem valor ao seu público-alvo.

Todos esses fatores apontam para uma necessidade eminente de gestão inteligente de dados que devem abranger, principalmente, os seguintes pontos:

  • Soluções que permitam consolidar e gerenciar um grande número de informações advindas de diversas fontes diferentes;
  • Ferramentas tecnológicas adequadas para processamento e armazenamento de informações em crescente expansão;
  • Procedimentos capazes de garantir a disponibilidade e segurança dos dados.
  • Atendimento às regulamentações de proteção de dados.

Implementando uma gestão inteligente de dados

Para gerir seus dados de forma inteligente, assertiva e estratégica, é necessário adotar uma série de medidas, dentre as quais destacam-se:

Mapeamento dos dados

Para gerenciar seus dados, você precisa, primeiramente, entender o fluxo de informações dentro de sua empresa. Para isso, é preciso responder, pelo menos, as seguintes perguntas:

  • Quais são meus dados sensíveis, onde eles são processados, onde estão armazenados e quem possui acesso a eles?
  • Quais são minhas principais fontes de informação?
  • Onde e como meus dados estão armazenados?
  • Quais meus sistemas de missão crítica?

Ou seja, o primeiro passo é proceder a uma Classificação das Informações, o que garantirá que você consiga elaborar políticas de acesso e segurança eficazes, bem como determinar as soluções tecnológicas adequadas para sua empresa.

Adoção de soluções escaláveis

A quantidade de dados conectada a uma empresa hoje é de uma escala sem precedentes. A tendência é que isso só aumente, à medida em que tecnologias como a Internet das Coisas vão ganhando popularidade.

Por isso, a escalabilidade passou a ser um dos principais requisitos das empresas que desejam se manter competitivas na era digital.

Portanto, ao adotar uma solução tecnológica, é imperativo pensar não somente na demanda atual. Mas, considerar o crescimento substancial do volume de dados em um futuro próximo.

Atenção redobrada à segurança de dados

A segurança da informação é, sem dúvidas, o ponto principal de uma gestão inteligente de dados. É por meio de soluções eficazes e processos seguros que se garantir a integridade das informações utilizadas em todos os processos da empresa.

Além disso, a falta de segurança pode resultar em diversas perdas financeiras, de forma direta ou indireta.

Um vazamento de dados, por exemplo, pode causar sérios danos à imagem da sua marca. Isso pode levar à perda de diversos clientes, visto que a confiança nos processos internos fica abalada. Do mesmo modo, clientes em potencial dificilmente aceitaria realizar negócios com sua empresa por receio de que o incidente venha a se repetir.

Somados a isso, ainda há a possibilidade de serem impostas multas previstas pela Lei Geral de Proteção de Dados, caso sejam vazados dados sensíveis de pessoas físicas.

Finalmente, a perda de dados pode afetar significativamente a operação da empresa, levando à insatisfação de clientes, tomada de decisões equivocadas e muito mais.

Medidas de segurança de que devem ser adotadas

Como você pôde perceber, a segurança da informação é um dos principais pilares, se não o principal, de uma gestão inteligente de dados. Para isso, algumas medidas devem ser tomadas, dentre as quais destacam-se:

Desenvolvimento de uma política de segurança da informação

Independente do tamanho da sua empresa, é imprescindível que seja elaborado e implementado uma política de segurança sob medida para sua operação.

Dentre outras coisas, você de considerar:

  • Programa de treinamento de segurança para colaboradores;
  • Punições para quem não cumprir a política de segurança;
  • Níveis de acesso aos dados de acordo com a função;
  • Política de backup e disaster recovery;
  • Criptografia de dados sensíveis;
  • Política de acesso à Internet;
  • Segurança de e-mails;
  • Política de senhas; etc.

Realização de Backup 

Assim, uma hora ou outra você precisará de um backup para recuperar alguma informação perdida. Ou seja, decorrente de um ciberataque, falha de equipamentos, algum tipo de desastre ou erro humano.

Por isso, é sempre bom contar com soluções automatizadas e eficazes para garantir o backup dos dados e sua rápida e efetiva recuperação quando necessário.

Segurança abrangente

Atualmente, as empresas contam com grande flexibilidade no que diz respeito ao acesso dos dados. No dia a dia, diversos dispositivos diferentes podem ser utilizados no acesso às informações, sendo que muitos casos são utilizados equipamentos pertencentes ao próprio colaborador – prática conhecida como BYOD.

byod

Por isso, uma gestão inteligente de dados deve abranger todos esses tipos de acesso, tanto a nível de aplicação quanto a nível de rede.

Nesse sentido, é essencial contar com um monitoramento em tempo integral. Além de ferramentas para detecção de ameaças, de instalação de aplicativos não autorizados, dentre outros.

Contratação de empresa especializada

A segurança da informação é um ponto do gerenciamento de dados onde não há tolerância para erros. Qualquer falha, por menor que seja, pode comprometer seriamente a continuidade de uma empresa.

Por isso, faz-se necessária a implementação dos melhores procedimentos. Além disso, a utilização das melhores ferramentas de proteção de dados de forma assertiva. Isso exige, dentre outras coisas, conhecimento especializado e uma equipe altamente treinada para lidar com os diversos riscos que uma empresa está sujeita no dia a dia.

Nesse sentido, na grande maioria dos casos, a melhor solução é contar com a ajuda de uma empresa especializada na  gestão da segurança de dados empresariais.

Além de ter acesso às melhores soluções de proteção de dados, sua empresa ainda tem a possibilidade de reduzir custos. E ainda melhorar a produtividade de sua equipe de TI, que passa a ficar inteiramente focada no core business.

SOC

Assim, contar com soluções de terceiros, como um SOC, é uma estratégia eficaz para garantir a segurança da informação. Assim, você pode se dedicar aos outros pontos para alcançar uma gestão mais eficiente.

Agora você já conhece os principais pontos de uma gestão inteligente de dados. Se você gostou deste conteúdo, não deixe de descobrir quais são as 4 vulnerabilidades de segurança mais comuns na sua TI.

Matérias relacionadas