AllEasy

SOC

NOC e SOC: quais são vantagens em suas implementações?

As empresas não podem arcar com tempo de inatividade prolongado da rede, assim como devem se comprometem com atividades cibercriminosas direcionadas aos sistemas que administram os seus negócios ou seus ativos de informação. Diante disso, infelizmente, as equipes de segurança e desempenho das empresas raramente operam de forma tão holística em relação às forças contra as quais estão lutando. Mas, como o NOC (Centro de Operações de Rede) o SOC (Centro de Operações de Segurança) podem contribuir nesse tipo de situação? Continue com a leitura para entender melhor!

Esta sem tempo de ler? Que tal ouvir este texto? Clique no play.

 

Assim, à medida que mais equipes de liderança e conselhos de administração se interessam ativamente pela segurança de TI e proteção de dados, as diferenças entre o objetivo e o valor de um NOC versus o de um SOC podem não ser imediatas. Ou seja, isso  pode ser um problema. Pois, se o NOC ou o SOC são gerenciados incorretamente, os riscos para a segurança da empresa, como um todo, aumentam.

Para ajudar você, abaixo explicamos o que são cada uma dessas implantações e quais suas vantagens para a segurança da empresa! Não perca!

SOC: o que é o Centro de Operações de Segurança?

Um centro de operações de segurança é composto por uma equipe de profissionais de segurança cibernética dedicada ao impedimento de violações de dados e outras ameaças à segurança cibernética. O SOC monitora, detecta, investiga e responde a todos os tipos de ameaças cibernéticas 24 horas por dia.

Os membros da equipe fazem uso de uma ampla gama de soluções e processos tecnológicos. Isso inclui informações de segurança e sistemas de gerenciamento de eventos (SIEM). Por exemplo, firewalls, detecção de violações, detecção de intrusões e sondas.

Os SOCs podem executar continuamente verificações de vulnerabilidades de uma rede em busca de ameaças, fraquezas e abordar essas ameaças e deficiências, antes que se tornem um problema grave. Como referência, podemos pensar em um SOC como um departamento de TI focado apenas na segurança em oposição à manutenção da rede e outras tarefas de TI.

Como a estratégia do SOC deve ser claramente definida e específica do negócio, a estratégia depende precisamente do apoio e do patrocínio dos níveis executivos. Caso contrário, o SOC não poderá funcionar corretamente e não será percebido como um ativo crítico.

Benefícios em contar com um Centro de Operações de Segurança

O principal benefício de ter um centro de operações de segurança é o aprimoramento da detecção de incidentes de segurança por meio do monitoramento e análise contínuos da atividade de dados. Ao analisar essa atividade nas redes, nos pontos de extremidade, nos servidores e nos bancos de dados de uma organização, as equipes do SOC são críticas para garantir a detecção e resposta oportunas de incidentes de segurança.

O monitoramento 24/7, fornecido por um SOC, oferece às organizações uma vantagem em se defender contra incidentes e invasões, independentemente da origem, hora do dia ou tipo de ataque. Ter um centro de operações de segurança ajuda as organizações a preencherem a lacuna entre o tempo de comprometimento dos invasores e o período de detecção. Consequentemente, ficarem a par das ameaças que enfrentam seus ambientes.

NOC: o que é o Centro de Operações de Rede?

Um centro de operações de rede (NOC) é um local centralizado onde os técnicos de TI apoiam diretamente os esforços do software de monitoramento e gerenciamento remoto (RMM). As equipes do NOC são muito utilizadas no espaço de serviços de TI gerenciados e são um driver de entrega de serviços para muitos MSPs (Provedores de Serviços Gerenciados).

Além disso, essas equipes técnicas mantêm um olhar atento sobre os pontos de extremidade que monitoram e gerenciam. Assim, resolvendo problemas de forma independente e levantando medidas preventivas para garantir que muitos inconvenientes não ocorram.

Os integrantes de NOC também estão fortemente envolvidas em ações de segurança de alto nível e nos esforços de backup e recuperação de desastres, garantindo tempo de atividade 24 x 7x 365 para os clientes de um MSP.

Quais são os papéis e responsabilidades do NOC?

Os engenheiros e técnicos da NOC são responsáveis ​​por monitorar a integridade, a segurança e a capacidade da infraestrutura no ambiente dos clientes. Dessa forma, eles tomam decisões para garantir o desempenho ideal da rede e a produtividade organizacional.

Quando qualquer ação ou intervenção do MSP é necessária, os técnicos da NOC podem criar alertas (ou “tickets”). Assim, são identificados e categorizado o problema com base na gravidade, tipo de alerta e outros critérios. Dependendo do relacionamento entre o NOC e o MSP, as equipes técnicas podem trabalhar juntas para resolver o problema e identificar sua causa raiz para evitar problemas futuros.

Os técnicos são classificados com base em “níveis”, que indicam a gravidade e a dificuldade dos problemas que eles lidam. Os níveis são numerados a partir de 1 (problemas mais fáceis de resolver), que aumentam de acordo com sua complexidade.

Por exemplo, no caso de uma falha de hardware, um alerta pode ser atribuído a um técnico de Nível 1, inicialmente. No entanto, após uma inspeção adicional, se o problema ultrapassar o hardware com falha, o ticket poderá ser escalado para um técnico de Nível 2 ou Nível 3.

Classificação e recursos adicionais do SOC

Os técnicos do NOC constantemente pesquisam atividades anômalas na rede. Além disso, fazem ajustes técnicos e podem reunir recursos extensos. Ou seja, alguns que somente seriam usados ​​raramente por um provedor interno de serviços de TI para responder a situações de emergência.

Recursos adicionais de NOC incluem:

  • Instalações de software aplicativo, solução de problemas e atualização;
  • Serviços de gerenciamento de e-mail;
  • Gerenciamento de backup e armazenamento;
  • Descoberta e avaliações de rede;
  • Aplicação de políticas;
  • Monitoramento e gerenciamento de firewall;
  • Gerenciamento de patches e lista de permissões;
  • Análise compartilhada de ameaças;
  • Otimização e relatórios de qualidade de serviço;
  • Gerenciamento de tráfego;
  • Relatório de desempenho e recomendações de melhoria.

NOC versus SOC: quais são as diferenças?

Embora semelhantes, existem grandes diferenças nos objetivos entre o NOC e o SOC.

Os principais critérios que um NOC e um SOC têm em comum é que eles trabalham com o MSP para resolver problemas relacionados à TI e nunca com o usuário final. No entanto, um NOC se concentrará no monitoramento e manutenção remotos do ambiente de TI de um cliente para atender aos SLAs. Isso para garantir o mínimo tempo de inatividade. Resumidamente, um SOC tem muito mais foco na segurança.

Já os SOCs monitoram vulnerabilidades, vetores de ataques e ameaças emergentes em uma rede cliente. Dessa forma, estão preparados para detectar anomalias e mitigar ataques cibernéticos à medida que eles surgem.

A maioria dos SOCs emprega um processo de gerenciamento de informações e eventos de segurança (SIEM). Assim, ele agrega informações de vários fluxos de dados de sistemas focados na segurança.

Especialistas em segurança treinados

Tudo, desde sistemas de descoberta de rede e avaliação de vulnerabilidades, sistemas de governança, risco e conformidade (GRC), ferramentas de teste de penetração, sistemas de detecção e prevenção de intrusões, sistemas de gerenciamento de logs; a análise do comportamento da rede e muito mais, é coletado e analisado por técnicos do SOC, que são especialistas em segurança treinados.

Em suma, os NOCs e os SOCs executam muitos serviços. Ou seja, todos com valor crítico para um MSP, mas há pouca sobreposição em suas missões ou objetivos. Ao invés disso, ao envolver essas equipes para oferecer uma gama mais ampla de serviços, os MSPs recebem um benefício maior do que tentar mesclar as tarefas associadas a esses grupos em uma equipe híbrida.

Agora que você entendeu as vantagens nas implementações do NOC e SOC, veja também os 6 métodos que mostram que segurança da informação é muito mais que antivírus! Confira também como o serviço de SOC da AllEasy auxilia no monitoramento de todos os serviços de proteção utilizados pela sua empresa!

Matérias relacionadas