AllEasy

Health Check de Segurança

Health Check da Segurança da Informação: faça já na sua empresa

Você já conhece o Health Check da segurança da informação? Veja como esse procedimento pode ajudar sua empresa a otimizar a segurança dos seus dados e sistemas.

Se a sua empresa já investiu em soluções de segurança da informação, mas ainda não tem certeza se elas continuam atualizadas e eficientes, então, um Health Check de segurança pode ser exatamente o que você precisa.

Com esse procedimento, você ficará sabendo a situação da sua empresa em relação ao nível de proteção e de atualização das ferramentas de segurança da informação. Veja como um Health Check pode ajudar!

O que é o Health Check da segurança da informação?

Com o crescimento constante dos riscos cibernéticos, as organizações muitas vezes lutam para encontrar a estratégia certa entre implementar controles efetivos de segurança da informação e alcançar a redução de custos no negócio.

Investir mais dinheiro em segurança não é necessariamente a opção que trará os melhores resultados. Muitas vezes, as próprias ferramentas da empresa podem ser otimizadas para trazer mais proteção, sem aumentar os custos. É isso que o Health Check se propõe a fazer: avaliar as ferramentas atuais e garantir que elas trabalhem com desempenho máximo.

O Health Check da segurança da informação ajuda as organizações a avaliarem sua capacidade em detectar e enfrentar as ameaças atuais, bem como avaliar a eficácia e adequação dos controles existentes contra as melhores práticas do mercado. Durante a checagem, alguns procedimentos são realizados, como por exemplo:

  • Validação dos parâmetros atuais
  • Remoção de regras duplicadas
  • Eliminação de redundâncias e conflitos
  • Atualização de ferramentas

Quais itens são avaliados em um Health Check?

Praticamente qualquer parâmetro, ferramenta, solução e produto de segurança da informação pode ser avaliado e otimizado com o Health Check. Veja alguns exemplos!

Proteção de perímetro

A proteção de perímetro, geralmente feita por meio de firewall e roteadores de perímetro, funciona como uma barreira entre a rede segura da empresa e o mundo externo, especialmente a internet. Ao manter o perímetro protegido, você diminui as chances de ter sua rede acessada por invasores maliciosos.

Proteção de Endpoint

Os endpoints são todos os dispositivos, tais como laptops, modens, smartphones e tablets que se conectam à sua rede. A proteção de endpoints serve principalmente para garantir que esses equipamentos não sejam afetados e acabem comprometendo seu sistema e seus dados.

Proteção de E-mail

Os e-mails estão entre as principais portas de entrada para malwares, phising, spam e outras ameaças. A segurança de e-mail faz com que essas comunicações maliciosas sejam filtradas e bloqueadas e o Health Check vai testar se essas barreiras estão funcionando como deveriam.

Proteção de acesso Wireless

Você sabe dizer exatamente quem são as pessoas que estão usando a sua rede Wireless? Todas elas foram devidamente autorizadas, ou existem usuários que não deveriam ter acesso? Com a proteção de acesso Wireless você sabe responder a essas perguntas e com o Health Check você verificará se os seus controles de acesso estão funcionando corretamente.

Proteção Mobile

Dispositivos mobile frequentemente são ferramentas de trabalho indispensáveis. Se a sua empresa já tem uma política de segurança mobile, estão no caminho certo. Use o Health Check da segurança da informação para testar a efetividade dela e garantir que os dispositivos móveis usados pela empresa estejam bem controlados e monitorados.

Controle de Acesso à internet

O controle de acesso à internet já é realidade em muitas empresas e é essencial para controlar o acesso dos colaboradores a websites inadequados ao ambiente corporativo, e que podem ser fontes de ameaça. Faça um Health Check de segurança da informação para verificar o quão eficiente é a sua segurança web.

Quem contratar para fazer um Health Check?

O Health Check deve ser realizado por profissionais especializados e com profundo conhecimento em sistemas de informação, protocolos e ferramentas de segurança. Se o objetivo é checar os procedimentos de segurança estabelecidos pela sua empresa, é necessário dar um passo além.

Se quiser realizar o procedimento com uma empresa especialista em soluções de segurança da informação e que conta com um time altamente especializado, conte com a AllEasy! O Health Check da segurança da informação da AllEasy inclui a avaliação de elementos críticos das práticas de segurança de informações do negócio.

Assim, você terá acesso a um time completo que estará focado em otimizar os seus sistemas de segurança para a eficiência máxima. Quer otimizar o retorno dos seus investimentos e esforços de segurança? Então, faça um Health Check com a AllEasy. Nosso time está pronto para ajudar.

E se você ficou interessado, não perca mais tempo: entre em contato conosco agora mesmo e agende uma reunião para saber mais!

Matérias relacionadas