Anti-DDoS: O que é e por que o seu negócio precisa disso?

anti DDoS

A segurança online continua sendo uma preocupação para todas as organizações. Por isso, a adoção de Anti-DDoS tem crescido dia após dia. Os ataques cibernéticos chegam às manchetes periodicamente, geralmente quando atingem organizações de alto nível, como no recente ataque de ransomware WannaCry, que afetou gravemente o NHS.

Mas só porque nem sempre estão no noticiário não significa que não estejam acontecendo. Na verdade, empresas de todos os portes enfrentam ameaças diárias de uma grande variedade de malware e outros males, por isso a segurança de seus sistemas é algo que eles precisam levar a sério.

Você sabia que um dos tipos de ataques mais prejudiciais para as empresas lidar é o ataque de negação de serviço distribuído (DDoS)?

O que é ataque DDoS?

Conforme pudemos abordar no artigo ”Ataque DDoS: O que é?,  um ataque DDoS, ou ataque de negação de serviço, é uma tentativa de tornar indisponível um serviço online, uma rede, um servidor ou um aplicativo, sobrecarregando-o com o tráfego de várias fontes comprometidas e bloqueando o tráfego legítimo.

Ele é diferente de outros ataques de negação de serviço (DoS), pois usa um único dispositivo (mestre) conectado à Internet (uma conexão de rede) para gerenciar diversos outros incontáveis computadores (zumbis).

A maioria dos ataques dependem da atuação de botnets, que funcionam como um exército de robôs que podem ser controlados à distância por agentes maliciosos. Em outras palavras, por meio de um ataque DDoS, um “computador mestre” domina vários outros dispositivos fazendo-os acessar recursos determinados em servidores específicos, no mesmo momento.

Leia mais sobre como funcionam em nosso artigo “Ataque DDoS: como funciona e quais  os principais tipos?”

Como proteger a sua empresa de um ataque DDoS?

Embora esses ataques tenham sido simplificados na implantação – eles certamente evoluíram em complexidade.  Os métodos que os hackers usam para realizar ataques DDoS evoluíram de ataques tradicionais de alta largura de banda / volumétrico a ataques de camada de aplicativos mais furtivos, com uma combinação de ambos sendo usados ​​em alguns casos.

Ao trabalhar com ataques do tipo DDoS, os administradores precisam entender a profundidade do problema de DDoS.  Os ataques volumétricos também estão aumentando, com uma base maior de máquinas de malware ou hosts voluntários sendo usados ​​para iniciar esses ataques.

Por isso, elaborar uma estratégia assertiva de segurança integrada que proteja todos os níveis da infraestrutura e envolva as melhores práticas. No artigo “06 práticas para proteger a sua empresa de um ataque DDoS”  oferecemos sugestões de ações que devem ser tomadas para garantir e fortalecer a segurança da informação e TI do seu negócio.

Anti-DDoS:  a sua empresa precisa desta solução

Segundo uma pesquisa recente realizada pela Kaspersky, 25% das empresas não possui proteção Anti DDoS. Mesmo que a maioria entenda a importância da cibersegurança, quase um quarto não tem proteção nenhuma, e apenas 34% se consideram completamente protegidas.

Cerca de 20% das empresas com mais de 50 funcionários informaram ter sido vítimas de pelo menos um ataque de DDoS durante o período da pesquisa.

A proteção eficaz contra DDoS pode ser implementada de várias maneiras diferentes, embora na maioria das vezes envolva uma abordagem combinada combinando detecção de ataques, classificação de tráfego e várias técnicas de bloqueio.

Algumas tecnologias disponíveis incluem o uso de um “black hole” para redirecionar o tráfego suspeito para um servidor inexistente. Um sistema de prevenção de intrusão (IPS) também pode ser usado para detectar e bloquear ataques com base em seu conteúdo.

No entanto, os ataques mais recentes tendem a usar conteúdo legítimo para ocultar sua intenção maliciosa, portanto, esse tipo de proteção pode ser menos eficaz. As técnicas tradicionais de proteção, como firewalls, também podem desempenhar um papel na proteção Anti-DDoS

Onde os ataques estão concentrados em uma porta específica, uma regra de firewall pode ser uma maneira eficaz de combatê-los. Os recursos incorporados a alguns dos roteadores de última geração também podem resistir ao impacto de ataques DDoS que poderiam sobrecarregar o hardware convencional.

Então, o que exatamente você precisa procurar ao comprar proteção DDoS?

Primeiro, você precisa de um fornecedor no qual possa confiar. Procure uma empresa profissional e que tenha certificações e especialistas nos principais fornecedores de segurança. Isso lhe dará a tranquilidade de que os técnicos e consultores foram devidamente treinados e que a tecnologia mais recente está disponível para lidar com ataques.

Os ataques DDoS podem ocorrer a qualquer momento, portanto, conte com um serviço de monitoramento 24/7/365. Isto se torna essencial. Ele também precisa ser capaz de oferecer uma resposta rápida quando um ataque é detectado; quanto mais cedo você conseguir identificar e bloquear um ataque, menos dano ele causará ao seu negócio.

Contratar um Anti-DDoS como serviço também oferece vários benefícios para sua empresa. Isso significa que você tem acesso a uma gama completa de serviços, desde o monitoramento e detecção até a atenuação dos efeitos de qualquer ataque que possa ocorrer.

As habilidades de segurança cibernética estão em demanda, e as empresas menores podem não necessariamente ter condições de pagar uma equipe dedicada de especialistas internos para lidar com ameaças de DDoS e outros problemas de segurança.

Mas, ao comprar proteção de um fornecedor confiável, você garante que tem acesso à tecnologia e às habilidades mais recentes sem a dificuldade ou o custo de recrutamento ou treinamento enfrentados, caso tenha tentado lidar com todas as suas necessidades de segurança por conta própria.

Em resumo, a principal dica é que não espere um ataque DDoS impactar a continuidade dos negócios e a segurança das informações em sua empresa. Entre em contato com nossos especialistas para saber mais sobre como podemos ajudar você a prevenir ataques DDoS na sua empresa.

Compartilhe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *